Um dos atores mais bem-sucedidos de todos os tempos faz anos hoje, tem avós portugueses e é primo em sétimo grau de Abraham Lincoln. Um miúdo “terrivelmente tímido” que encantou Hollywood e conquistou o mundo com a vivacidade, genuíno talento e total dedicação que coloca em tudo o que faz.
Segundo a Wikipedia, Thomas Jeffrey Hanks nasceu na Califórnia, no dia 9 de julho de 1956. Para os leitores mais intrometidos que querem saber a idade do ator, produtor, roteirista e diretor norte-americano façam as contas, não vos privarei do prazer de descobrirem por vocês próprios.
O intérprete é casado com Rita Wilson e é pai de quatro filhos – dois de um anterior casamento com Samantha Lewes, e dois do atual relacionamento. Vive numa mansão em Malibu.
Tom Hanks estreou-se com 24 anos num pequeno papel no filme de baixo orçamento He Knows You’re Alone. O ator não está, de facto, sozinho na busca pelo sucesso na indústria cinematográfica, mas a popularidade que detém emerge do protagonismo na comédia romântica Splash. Na história apaixona-se por uma sereia e os produtores mostraram big interesse no irreverente talento deste jovem. Em 1988 recebeu a primeira nomeação para o Óscar de Melhor Ator, com o filme Big.
Philadelphia fê-lo perder 16 kg para interpretar um advogado homossexual com SIDA, sacrifício que lhe valeu o Óscar de Melhor Ator em 1993. Ano seguinte e ninguém para o colecionador de máquinas de escrever: Hanks soma e segue com mais um Óscar de Melhor Ator, desta vez com o icónico filme Forrest Gump.
Dá vida a Woody de Toy Story, Capitão John H. Miller em Saving Private Ryan, Chuck Noland em Cast Away, Viktor Navorski no The Terminal. Hanks é Robert Langdon no Código da Vinci, Capitão Richard Phillips em Captain Philips, Chesley Sullenberger em Sully e Ben Bradlee no The Post.
A versatilidade do ator transpôs o ecrã, o que o tornou num dos homens mais carismáticos e adorados da geração a que pertence. Tom Hanks mantém-se informado e procura desempenhar um papel ativo em questões políticas, culturais e ambientais: doa parte da fortuna a inúmeras causas, nomeadamente à UNICEF, Red Cross, Women in the World Foundation, entre outros.
Um ícone mundial, com uma boa disposição contagiante e paixão pela arte da representação. Tudo o que posso dizer é: Walk, Tom Hanks, walk! Não te canses muito porque queremos continuar a ver filmes teus por muito mais tempo!