Este ano, a programação conta com mais de 20 bandas e a organização acentua ainda mais a preocupação ambiental.
Cinco anos depois, o Rodellus continua a ser “um festival para quem não tem medo do campo”. A quinta edição iniciou-se na noite desta quinta-feira, dia 18, no parque de merendas de Cunha, em Braga. O festival, que vai dar música durante três dias, continua em Ruílhe dividido em três palcos, como já é habitual.
A noite já estava a cair na aldeia quando a banda Unsafe Space Garden abriu mais uma edição. Em Cunha, ergueu-se um palco com selo do Rodellus para a receção ao campista do primeiro dia. À semelhança dos outros anos, entre campos de milho e outras culturas, este dia do festival contou com entrada gratuita.
O público chegava em peso ao campo à medida que o tempo avançava. Com cerca de uma hora de atuação por banda, seguiu-se o grupo Palmers, que rapidamente atirou à plateia um elogio sobre o espaço: “Este sítio é lindo”. As músicas aqueciam a noite à medida que o palco ia sendo ocupado por outras bandas, e nem as cordas partidas pararam os concertos. Entre intervalos, subiram ainda os grupos Sun Blossoms e Cosmic Mass, que provocaram grandes risadas com as suas interações com a plateia. A noite prosseguiu com o DJ Eduardo Morais.
Esta edição entra no ar com um novo fôlego: este ano, a organização foi premiada pelo Iberian Festival Awards como “Best Small Festival”. Além disto, existe uma consciência para a preocupação ambiental e, por isso, foram inseridos, pela primeira vez, os copos reutilizáveis, com o intuito de reduzir a pegada ecológica. Desde 2015 que o Rodellus tem sido várias vezes distinguido com o “Sê-lo Verde” pelo Fundo Ambiental, que visa congratular as boas práticas ambientais.
Também pela primeira vez, este ano o Rodellus e a associação Refood Braga juntaram-se para dar um novo rumo às refeições excedentárias, fazendo-as chegar a quem mais precisa.
O festival continua a sua programação durante o dia de hoje, sexta-feira, e amanhã, sábado, com mais de 20 bandas na programação. Hoje atuam nomes como Democrash, Mr. Mojo e Mars Red Sky, entre outros.