A Universidade do Minho alcançou o top 75 mundial em duas áreas. São elas Engenharia Civil e Ciência e Tecnologia Alimentar.
Nesta edição, o Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects considerou como indicadores para avaliação os artigos científicos publicados, o seu impacto na respetiva área ou o nível de colaboração internacional. Foram avaliadas mais de 4.000 universidades de todo o mundo em 54 áreas específicas de ensino e investigação.
A UMinho, para além de ter atingido a sua melhor classificação nas áreas da Engenharia Civil e da Ciência e Tecnologia Alimentar, garantiu também um lugar no top 200 nas áreas da Biotecnologia e no top 300 da Psicologia, tendo as classificações mais elevadas em todo o país.
A academia minhota marca ainda posição noutras áreas, como é o caso da Engenharia Biomédica que se apresenta no top 150, e curso de Ciências e Engenharia de Materiais no top 300 da avaliação. O top 400 é também preenchido pelos cursos de Economia, Educação, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, e Nanociência e Nanotecnologia.