O investimento ronda os 30 mil euros e decorre de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo do concelho de Caminha.

As freguesias de Arga de Baixo, de Cima e de São João receberam, no passado sábado, três veículos totalmente equipados de ajuda no combate a incêndios. Entre os equipamentos, incluem-se viaturas equipadas com motobombas de baixa pressão, mangueiras, agulhetas, estruturas de aço para o suporte de ferramentas, batedores de tiras de madeira com cabo de algodão, pás florestais com bordo cortante e lâminas para ferramenta maga.

Ventura Rodrigues Cunha, presidente da União de freguesias Arga de Baixo, de Cima e de São João, considera que a aquisição foi “muito útil”, visto que “os bombeiros demoram muito tempo a chegar de Caminha cá acima [aldeias da Serra d’ Arga]”.  O tempo estimado é, segundo o presidente, de 30 minutos, tempo suficiente para o fogo “aumentar”.

O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, acrescenta que “com os equipamentos é possível atacar qualquer situação: prevenção e combate a incêndios”. Para o autarca, o facto de se juntarem a “estratégia de valorização da cidadania e a estratégia da proteção das pessoas da prevenção contra os incêndios” é motivo de felicidade.

A lista compreende ainda cabos de madeira para ferramenta maga, ‘dolman’s’ de sapador florestal, conjuntos compostos por calças, luvas, capacetes e óculos, lanternas frontais, chaves multiusos, motosserras e motorroçadoras.