A Associação Selva dos Animais Domésticos e o município de Caminha unem-se para ajudar as famílias mais carenciadas, sem possibilidade para cuidar devidamente dos animais de estimação, evitando assim o abandono. Também nas ruas se está a operar no sentido de devolver gatos às respetivas colónias, já esterilizados e identificados.
O abandono de animais é um fenómeno em ascensão. Com a intenção de o diminuir, Caminha desenvolve ações que visam reduzir o abandono animal no concelho, com o apoio da Associação Selva dos Animais Domésticos. A iniciativa surge no âmbito do “Programa de Esterilização Animal”, uma proposta eleita pela população na terceira edição do Orçamento Participativo de Caminha.
O programa tem como objetivo capturar, esterilizar, identificar através do microchip e devolver os gatos ao seu meio. A possibilidade de adoção fica, mesmo assim, em aberto. A ação é operacionalizada pela associação, enquanto que o município está encarregue da monitorização do trabalho prestado. Para isso, a Câmara Municipal transferiu 15 mil euros para a Associação Selva dos Animais Domésticos. A campanha conta ainda com outra transferência.
Além desta, o município tem ainda outra iniciativa a decorrer, de acordo com o Regulamento do Regime Especial de Esterilização de Animais de Companhia. Esta campanha permite fazer esterilizações a animais de companhia, cães e gatos, que pertençam a uma família com carências económicas comprovadas, assim como a animais resgatados da rua.