A iniciativa, que nasceu este ano, conta com 119 candidaturas para 70 vagas disponíveis.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão organiza, entre 2 e 7 de setembro, a primeira edição da JOF – Jovem Orquestra de Famalicão. O objetivo passa por reunir 70 jovens músicos naturais, residentes e/ou com formação pré-universitária realizada nas escolas do concelho para um estágio de curta duração na área da música. O resultado será apresentado no dia 6 de setembro, às 21h30, na Igreja de Delães, e no dia 7 de setembro, à mesma hora, na 36.ª Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão, no antigo campo da feira da cidade.
Em comunicado, pode ler-se que “a iniciativa tem o mérito de reunir e valorizar um grupo de jovens formativamente ligados ao concelho”. Para além disso, o projeto também permite promover “o diálogo intercultural entre Famalicão e a sua diáspora”, estabelecer “pontes entre o ensino artístico proporcionado na região e o ensino superior” e sensibilizar “a comunidade famalicense para a música clássica, em particular para o repertório orquestral”.
Apesar das 70 vagas disponíveis, inscreveram-se 119 jovens no estágio. As candidaturas chegaram principalmente de Portugal, mas também de países como Alemanha, Suíça, Holanda e Reino Unido. As vagas são divididas pelos vários instrumentos de cordas, sopro e percussão. Os ensaios de orquestra vão decorrer no Centro Cívico de Famalicão a partir do dia 2 de setembro.
O maestro que irá acompanhar o processo, José Eduardo Gomes, é atualmente maestro da Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Clássica da FEUP – Faculdade de Engenharia da Faculdade do Porto e do Coro do Círculo Portuense de Ópera. Em virtude do seu desempenho, José Eduardo Gomes foi recentemente distinguido com o 2.º Prémio no Concurso Prémio Jovens Músicos, na categoria de Direção de Orquestra.