Famalicenses marcaram o regresso à elite com uma vitória nos Açores. Toni Martínez apontou o primeiro golo da Liga NOS 2019/20.
O FC Famalicão somou, este sábado, os primeiros três pontos na Liga NOS. De regresso ao escalão principal do futebol nacional ao fim de 25 anos, os famalicenses foram aos Açores vencer o CD Santa Clara por 0-2.
Os comandados de João Pedro Sousa não precisaram de muito tempo para chegar ao primeiro golo do encontro. Logo aos cinco minutos, um passe de Fábio Martins que parecia inofensivo acabou por se tornar na oferta perfeita para o espanhol Toni Martínez. João Lucas, lateral esquerdo do CD Santa Clara, falhou a interceção e a bola chegou ao avançado do FC Famalicão, que correu com o esférico até à área açoriana e bateu o guarda-redes Marco. Assim, Toni Martínez tornou-se no primeiro marcador da nova edição do campeonato.
A equipa da casa não se deixou abalar pelo golo sofrido e, logo a seguir, Guilherme Schettine testou as capacidades de Rafael Defendi, que saiu bem dos postes para negar o empate. Os visitantes voltaram a chegar com algum perigo à baliza adversária à passagem do minuto 26, com Fábio Martins a cabecear ligeiramente por cima do alvo. Quem também não acertou com a baliza foi o brasileiro Bruno Lamas, que apareceu em posição privilegiada para fazer o empate, mas atirou ao lado.
A fechar o primeiro tempo, mais dois lances de perigo para o FC Famalicão, ambos da autoria do médio Guga. O jogador formado no SL Benfica arriscou da meia distância por duas ocasiões, com Marco a negar a primeira tentativa e a segunda a passar a escassos centímetros do travessão. Ao intervalo, o conjunto forasteiro vencia pela margem mínima.
O arranque da segunda parte trouxe mais uma oportunidade de golo para o FC Famalicão. Após um bom trabalho coletivo, a bola sobrou para Rúben Lameiras que, descaído para a direita do ataque, atirou forte para a defesa de Marco com as pernas.
O CD Santa Clara respondeu de bola parada, com Schettine a atirar para mais uma intervenção de Rafael Defendi. O camisola 95 dos açorianos esteve sempre ligado aos lances de perigo criados pelos comandados de João Henriques e, pouco depois, voltou a ameaçar com um cabeceamento à malha lateral da baliza contrária.
As ameaças dos insulares foram, no entanto, em vão e os minhotos voltaram a chegar ao golo. João Lucas voltou a ficar ligado ao lance pelas piores razões e o brasileiro Anderson Oliveira aproveitou a assistência de Fábio Martins para ampliar a vantagem.
À semelhança do que havia sucedido após o primeiro golo, o CD Santa Clara voltou a reagir bem, mas Defendi travou a investida de Thiago Santana. Antes do apito final, Anderson Oliveira ainda surgiu na cara de Marco, mas não conseguiu bater o guarda-redes adversário.
25 anos depois, o FC Famalicão volta a conhecer o futebol de primeira liga e marca o regresso com uma vitória. Os famalicenses preparam agora a estreia diante do seu público, na segunda jornada, frente ao Rio Ave FC. O encontro está marcado para a próxima sexta-feira e tem início às 20h30.