Gil Vicente FC surpreendeu o FC Porto no retorno ao escalão máximo do futebol português. Os gilistas venceram por 2-1, com Kraev a fazer o golo decisivo.
O Gil Vicente FC recebeu, este sábado, o FC Porto na jornada inaugural da Liga NOS. Os gilistas consumaram o regresso ao principal escalão de futebol português com uma vitória por 2-1 frente aos dragões.
A primeira oportunidade do encontro pertenceu à equipa visitante. Aos seis minutos, Alex Telles deixou a bola para Tiquinho Soares na esquerda, que cruzou para o cabeceamento ao lado de Zé Luís. Pouco depois, o vice-campeão nacional voltou a fazer a baliza minhota tremer. Telles cruzou o esférico para Zé Luís pentear para Corona. Contudo, o avançado mexicano esbarrou num grande corte de Soares.
A resposta da turma barcelense surgiu poucos minutos depois. Com um cruzamento a partir de um livre do lado direito, Sandro Lima cabeceou e viu a bola esbarrar num Marchesín inspirado que, para além de defender o remate do brasileiro, evitou o golo de Rodrigão, no ressalto.
Ainda antes do intervalo, Tiquinho Soares teve nos pés uma grande oportunidade para abrir o marcador. Novamente na esquerda, Alex Telles deu para Sérgio Oliveira tocar de cabeça para o brasileiro, que rematou fraco para defesa de Denis.
A segunda parte trouxe os golos que decidiram a partida. O FC Porto até voltou a entrar mais forte e conseguiu causar perigo logo aos 49 minutos. Depois de um bom trabalho de Zé Luís, Tiquinho Soares voltou a ser incapaz de fazer o gosto ao pé.
Porém, seriam os minhotos a acabar por se adiantar no marcador. Ao aproveitar uma perda de bola de Marega no centro do terreno, João Afonso recuperou, e deixou Lourency cara a cara com Marchesin. O avançado de galo ao peito não perdoou na passagem do minuto 60.
Os pupilos de Sérgio Conceição empataram a partida aos 73 minutos, através de uma grande penalidade cometida por Rodrigão, e finalizada por Alex Telles. No entanto, três minutos depois, a equipa da casa voltou a saltar para a liderança. Lourency rematou contra a muralha defensiva azul e branca, e Kraev, no sítio certo à hora certa, atirou a bola para o fundo da baliza.
O Gil Vicente teve, assim, uma estreia de sonho na Liga NOS. A turma orientada por Vítor Oliveira procurará seguir o trilho de vitórias no próximo jogo, dia 17 de agosto, no recinto do Moreirense.