Com uma adesão de 100% à greve, a Conservatória do Registo Civil de Viana do Castelo foi encerrada.

São várias as estruturas de representação colectiva dos trabalhadores que convocaram greve para vários dias. O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado, nos dias 12, 13, 14, 16, 17 e entre 19 e 23 de agosto; a Associação Sindical dos Conservadores dos Registos, entre 12 e 17 de agosto; a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, entre 12 e 17 de agosto; e o Sindicato Nacional dos Registos, a 16 e 26 de agosto e a 2, 9, 23 e 30 de setembro.

A greve foi convocada pelos órgãos sindicais após a aprovação, no final de julho, em Conselho de Ministros, do decreto-lei que procede à revisão do estatuto remuneratório dos trabalhadores das carreiras especiais de conservador de registos e de oficial de registos. Estas paralisações do setor comprometem o funcionamento das conservatórias e de outros balcões de atendimento dos serviços de registo.

Existem alguns serviços mínimos assegurados, como a entrega do cartão de cidadão extremo urgente, a emissão e entrega de cartão de cidadão provisório, a realização de casamentos civis agendados antes do aviso de greve, a realização de casamentos civis urgentes, em situação de iminência de parto ou em iminência de morte, e a realização de testamentos em iminência de morte.

Em alternativa ao atendimento presencial, os cidadãos e empresas podem recorrer aos serviços online do Portal de Serviços Públicos ou do Portal da Justiça.