O tenista português defendia a quarta ronda de 2018 em Nova Iorque. A prova continua na variante de pares.
O court seis do USTA Billie Jean King National Tennis Center, em Nova Iorque, recebeu, esta terça-feira, o embate entre João Sousa e Jordan Thompson. No terceiro embate entre ambos, a vitória do australiano ditou o afastamento do tenista luso logo na primeira ronda do Grand Slam norte-americano, com os parciais de 6-3, 6-2 e 6-4.
O primeiro set foi dominado por Thompson, que aproveitou bastantes erros não forçados do vimaranense e começou aos poucos a aumentar a vantagem. Ao fim de 33 minutos de jogo, o placard mostrava um 6-3 favorável ao natural de Sydney.
Na tentativa de reatar a sua possibilidade de vencer o encontro, João Sousa acabou por entrar da pior maneira e sofreu a quebra de serviço logo a abrir. A desinspiração do tenista luso, sobretudo com a pancada de direita, levaram a que Thompson avançasse tranquilamente para a conquista do segundo parcial, tornando a tarefa de uma recuperação ainda mais complicada para o português.
O início do terceiro set ficou marcado por um longo jogo de serviço do português, que salvou quatro break points pelo meio. Este foi o set mais disputado entre os dois e viu o número 44 do ranking mundial subir ligeiramente de rendimento. No entanto, a subida de nível não foi suficiente, e João Sousa acabou mesmo por ceder em três sets na primeira ronda de um torneio onde tinha muitos pontos a defender, fruto da quarta ronda alcançada em 2018.
Após mais um afastamento precoce, o vimaranense vai agora virar atenções para o quadro de pares, onde joga ao lado de Leonardo Mayer. No que toca à variante de singulares, Sousa volta a jogar daqui a duas semanas, na cidade russa de São Petersburgo.