Assistiu-se, na passada madrugada, a mais uma edição dos MTV Video Music Awards (VMA’S). Este ano foi a partir do Prudential Center de Nova Jérsia que vimos vários artistas serem premiados, assim como algumas atuações, apresentadas por Sebastian Maniscalco. A surpresa da noite foi o empate, não só nas nomeações, como também nas vitórias, de Ariana Grande e Taylor Swift, sendo que cada uma obteve 12 nomeações e três vitórias.
Ariana Grande foi uma das grandes vencedoras da noite graças ao prémio Artista do Ano. Foi muito bem atribuído, visto que Grande tem provado a sua qualidade e versatilidade, principalmente com os últimos álbuns lançados. Levou ainda para casa Melhor Direção Artística, com “7 Rings”, e Canção de Verão, com “boyfriend”.
Já Taylor Swift conquistou a categoria de Vídeo do Ano e Vídeo por uma Causa, com “You Need to Calm Down”. Arrecadou ainda o prémio de Melhores Efeitos Visuais, com “ME!”. A artista surpreendeu, não só pela sua atuação, onde apresentou duas músicas integrantes do seu mais recente álbum “Lover”, mas também porque depois de dois anos sem lançar música foi inesperadamente vencedora de três astronautas.
O destino de Canção do Ano foi “Old Town Road (Remix)”. A colaboração entre Lil Nas X e Billy Ray Cyrus foi um hit este verão, por isso o reconhecimento foi mais que merecido. Muito mais pela proeza que foi juntar um novo artista de Hip Hop com um antigo cantor de Country.
Também Billie Eilish foi premiada com Melhor Artista Revelação e Artista Push do Ano , categoria onde a MTV nomeia quem passa por esta plataforma de lançamento de jovens talentosos. É o caso de Billie Eilish que, com apenas 17 anos, já conquistou o público com o seu estilo peculiar e contagiante.
O melhor da noite foi assistir a artistas icónicos que não têm estado no ativo. É o caso de Missy Elliot. A vencedora do Vídeo Vanguarda fez uma performance que nos deixou boquiabertos. Conseguiu pôr o público inteiro de pé e a dançar ao som dos vários hits dos anos 90.
Jonas Brothers voltaram também a atuar nos VMA’S depois de quase dez anos de inatividade. O seu regresso, com o single “Sucker”, levou os três irmãos a conquistarem o prémio de Melhor Pop.
“Señorita” já foi ouvido por todos nós. O Prudential Center de Nova Jérsia ouviu pela primeira vez ao vivo o hit de verão. A cumplicidade entre Camila Cabello e Shawn Mendes foi mais uma vez transmitida e comentada, resultando numa atuação única.
No fim, foi um serão agradável. Vimos performances extraordinárias das músicas que ficamos a adorar em 2019. É de salientar, no entanto, que muitas vezes os VMA’S tendem a favorecer as músicas ou artistas que simplesmente tiveram mais sucesso, deixando para trás bastante qualidade musical.
Confere a lista de todos os vencedores da noite:
Vídeo do Ano – Taylor Swift : “You Need to Calm Down”
Artista do Ano – Ariana Grande
Música do Ano – Lil Nas X ft. Billy Ray Cyrus : “Old Town Road (Remix)”
Artista Push do Ano – Billie Eilish
Melhor Artista Revelação – Billie Eilish
Melhor Colaboração – Shawn Mendes & Camila Cabello : “Señorita”
Melhor Pop – Jonas Brothers : “Sucker”
Melhor Rock – Panic! At The Disco : “High Hopes”
Melhor Hip-Hop – Cardi B : “Money”
Melhor R&B – Normani ft. 6LACK : “Waves”
Melhor K-Pop – BTS ft. Halsey : “Boy With Luv”
Melhor Latino – ROSALÍA & J Balvin ft. El Guincho : “Con Altura”
Melhor Dança – The Chainsmokers ft. Bebe Rexha : “Call You Mine”
Melhor Coreografia – ROSALÍA & J Balvin ft. El Guincho: “Con Altura”, coreografado por Charm La’Donna
Melhor Direção – Lil Nas X ft. Billy Ray Cyrus : “Old Town Road (Remix)”, dirigido por Calmatic
Melhores Efeitos Visuais – Taylor Swift ft. Brendon Urie of Panic! At The Disco : “ME!”, com efeitos Visuais por Loris Paillier & Lucas Salton (BUF VFX)
Melhor Edição – Billie Eilish: “Bad Guy”, com edição por Billie Eilish
Melhor Direção Artística – Ariana Grande : “7 Rings”, com direção artística de John Richoux
Melhor Cinematografia – Shawn Mendes & Camila Cabello : “Señorita”, por Scott Cunningham
Vanguarda de Vídeo – Missy Elliott
Melhor Grupo – BTS
Vídeo por uma Causa – Taylor Swift : “You Need to Calm Down”
Melhor Hino de Poder – Megan Thee Stallion ft. Nicki Minaj & Ty Dolla $ign: “Hot Girl Summer”
Música de Verão – Ariana Grande & Social House : “boyfriend”