É a segunda vez na última década em que a procura supera o número de vagas. Concorreram à 1.ª fase de acesso ao Ensino Superior 51.291 alunos.
De acordo com os resultados divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior, o número de candidatos à 1.ª fase do concurso nacional de acesso supera o total de vagas disponibilizadas pelas instituições. São 51.291 estudantes a lutar por 50.860 lugares, demarcando assim um aumento de 3,4% face ao ano anterior.
Este valor “representa um sinal positivo na evolução registada ao longo dos últimos anos, designadamente em termos do alargamento da base social do Ensino Superior”, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). Contudo, face ao panorama atual, existirão alunos que não ficarão colocados no Ensino Superior, quando em setembro os resultados forem afixados.
Segundo os responsáveis pelo setor, o aumento deveu-se à média positiva em todas as disciplinas na 1.ª fase dos exames nacionais do Ensino Secundário. As notas de Português e Matemática, as disciplinas mais utilizadas como provas específicas de ingresso, melhoraram. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação antes dos exames nacionais do ensino secundário, inscreveram-se nas provas nacionais 159 mil estudantes, dos quais 87 mil tinham a intenção de prosseguir estudos no Ensino Superior.
Salienta-se, ainda, que a 1.ª fase de concurso ao Ensino Superior terminou terça-feira, sendo os resultados conhecidos a 9 de setembro. Após esta etapa, em setembro e outubro, existem ainda outras duas oportunidades de acesso ao Ensino Superior, com as vagas sobrantes.