Foram abertas, esta quarta-feira, as portas do Vodafone Paredes de Coura. Bed Legs estrearam o palco principal na 27ª edição do festival.

A edição de 2019 do festival Vodafone Paredes de Coura foi inaugurada por Julia Jacklin, Boogarins, Parcels, com maior destaque para o regresso, após 14 anos, de The National e, também, para os Bed Legs. A banda de Braga retornou, também, a Coura, mas desta vez no palco principal.

Mais que à hora marcada, os Bed Legs entraram em palco com uma receção calorosa dos festivaleiros. Uma multidão sentada no anfiteatro natural e mais uma de pé que se abanava ao ritmo da música da banda bracarense. O resto da plateia ia chegando ao som dos rockeiros de Braga. Depois de atuar no festival de verão em 2017, o grupo que abriu a 27ª edição do Vodafone Paredes de Coura, a seguir a apresentar-se, abriu o concerto com “Back on Track”, um tema que depois de anunciado deixou os fãs ao rubro.

Entre chamar pelo “Paredes”, pedir que “façam barulho” e descarregar toda uma energia contagiante em palco, o vocalista dos Bed Legs partilhou com todos os campistas a própria experiência de vir ao festival e assistir aos concertos. A atuação ia a meio quando Fernando Fernandes se atirou com toda a confiança para que o público o apanhasse. Flutuando no mar de festivaleiros, o vocalista acabou por se envolver na plateia e cantar junto a ela. Num concerto imensamente aplaudido pelos espetadores, os Bed Legs terminaram com o tema “Dance”, com o objetivo de proporcionar uma recepção ainda mais calorosa aos grupos que se seguiram.

“I Am Easy To Find” foi o disco que os cabeça de cartaz do primeiro dia de festival apresentaram. O último álbum dos veteranos The National saiu em maio e, mesmo sendo recente, ouviu-se o vocalista a ser acompanhado pelo público no anfiteatro natural. A banda Rock dos Estados Unidos viu as suas imagens serem reproduzidas a preto e branco nos ecrãs gigantes e pôde escutar o coro a uma só voz no qual os festivaleiros se tornaram enquanto entoavam “Bloodbuzz Ohio”. Por momentos, todos os que ouviam Matt Berninger com atenção olharam para a lua cheia, pois o vocalista admitiu, pelo menos, querer acreditar nos mitos que se contam sobre ela. The National foi o grupo que atuou por último antes dos concertos “After Hours”.

Parcels tiveram o privilégio de encontrar o público todo de pé para os acolher. Depois de uns acordes no piano e as luzes vermelhas se apagarem, a música ganhou o ritmo que se guiava pela bateria e a plateia, que já estava junta, aproximou-se ainda mais sem deixar espaço para mais movimentos para além de um ondular conjunto de todos. Os elementos da banda australiana pareciam não conseguir estar parados. Entre saltos e bater dos pés, ouviu-se na plateia o público dizer o quanto a banda é divertida. O tema “Overnight” foi cantado e dançado por todos os que assistiram à atuação. Os australianos deixaram para o final “Tideuprightnow”, música que fez vibrar o público.

Os Boogarins abriram a noite calmamente, apesar do grande aplauso e dos gritos que receberam antes de entrarem em palco. O concerto que procedeu as atuações de fim de tarde estava cheio e as pessoas de pé balançavam-se ao som do Rock psicadélico da banda brasileira. “Boa noite gente linda” foi como o vocalista saudou todo o público que os via. O grupo apresentou o último álbum, “Sombrou Dúvida”, lançado em maio, e, entre outras, entoou “Passeio”. Para introduzir “Doce”, um tema do primeiro disco da banda, os Boogarins admitiram a 27ª edição do Paredes de Coura ser “o maior show” que já fizeram.

Julia Jacklin, em estreia em Portugal, entrou em palco com a alma e uma guitarra em braços. A cantora australiana, segunda a atuar no primeiro dia, embalou o festival num entardecer até cair a noite em Paredes de Coura. A artista fez-se ouvir em todo o anfiteatro natural com o timbre doce caraterizada pelo Indie-Folk. “Crushing” foi o álbum lançado em fevereiro que Julia Jacklin veio apresentar no palco principal do festival que se realiza na margem da praia do Taboão.

O palco principal foi aberto pelos artistas mais uma vez na 27ª edição do Vodafone Paredes de Coura. No entanto, a festa continuou no “After Hours” com concertos de KOKOKO! e Nuno Lopes. O próximo dia festival conta com concertos de New Order, Capitão Fausto, Car Seat Headrest, entre outros.