Líder da banda Moonspell há mais de 25 anos, Fernando Ribeiro é um dos músicos que mais levou o nome de Portugal para fora de portas lusas. Esta segunda-feira, dia 26 de agosto, ficou marcada pelo 45º aniversário do cantor, que continua a apaixonar o público com a sua presença diferenciada.
Nascido em Lisboa, foi na Brandoa que formou a sua primeira banda, os Morbid God. Mais tarde, esse pequeno grupo tomou a decisão de trocar o nome para Moonspell, e o resto é a história que conhecemos. Meia década de sucessos e salas cheias pelo mundo inteiro tornaram Fernando Ribeiro na figura maior do Metal nacional.
Além da música, o lisboeta, formado em Filosofia, também é escritor e tradutor. Publicou cerca de dez livros e colaborou regularmente com a revista portuguesa especializada em música de Heavy Metal – LOUD!. A versatilidade do artista foi confirmada quando, em 2009, se juntou ao grupo Amália Hoje, em covers que dão uma roupagem diferente à música de Amália Rodrigues.
O artista, apesar da idade pouco avançada, já produziu material que o torna uma referência. Aos 45 anos de idade, Fernando Ribeiro continua a entrar em projetos e a confirmar que o Metal é um estilo de música para toda a gente, e não para uma parte reduzida da população. Porém, o género aparenta continuar a ser, no geral, pouco apreciado pelo povo lusitano.
Assim, apesar de bastante reconhecido como uma das mais lendárias figuras do Metal português, Fernando Ribeiro não é um artista badalado. Nos meios de comunicação social são poucas as informações aprofundadas que se encontram sobre o artista. Resta-nos esperar pelo favor de lhe darem crédito por mostrar a boa música que se produz em Portugal.