Há cinco anos, o mundo acordou com a notícia da morte de Robin Williams. No entanto, o espólio do ator nunca vai desaparecer das nossas vidas. Seja isto em pequenas animações a que dá voz ou nas dezenas de filmes que conhecemos.
Considerado, por muitos, um dos melhores atores desta geração, Williams partiu com inúmeros prémios para recordar. Nestes, incluem-se o Óscar de Melhor Ator Secundário e cinco Grammy’s.
Começou a ter notoriedade em espetáculos de stand up. Mas foi a interpretação de um alienígena na série Mork & Mindy que o colocou definitivamente na ribalta, no início dos anos 80. A partir daí, a fama começou a crescer a cada filme que realizou. Foram 42 anos de atividade que irão perdurar um grande espaço de tempo nos nossos pequenos e grandes ecrãs.
O filme Good Morning, Vietnam valeu-lhe a primeira indicação para um Óscar. Ao interpretar um radialista das forças armadas americanas, o grito cómico da personagem ainda ecoa nas mentes de quem vê o filme. Dead Poets Society é outro trabalho de Robin Williams que inspira milhões de pessoas, um dos filmes mais visualizados nas salas de aula de todo o mundo. O professor Keating faz-nos subir para uma mesa e transforma-nos em poetas num segundo.
Robin Williams também dá voz a imensas personagens icónicas que passam nos ecrãs. Desde o génio do filme Aladdin, que lhe valeu uma categoria especial de um Globo de Ouro, até a Ramon e Lovelace no Happy Feet. No entanto, o único papel que lhe valeu um Óscar foi Sean Maguire, personagem secundária do filme O Bom Rebelde.
Apesar da sua morte, a árvore que o ator colheu vai continuar a dar frutos durante muitos anos. Conta com mais de 50 aparições em filmes, e outras tantas em séries. Robin Williams será sempre um símbolo do cinema contemporâneo.