A Câmara de Famalicão ambiciona também criar um programa cultural para dar a conhecer a vida e obra do poeta.

Comemora-se, esta sexta-feira, dia 9, o 150.º aniversário de nascimento de Júlio Brandão, importante poeta, cronista, comentador literário, dramaturgo, professor e jornalista de Vila Nova de Famalicão. Nesse dia, o presidente da cidade, Paulo Cunha, vai inaugurar uma placa em honra do nascimento da personalidade famalicense. A homenagem está marcada para as 9h30, na rua de Santo António, onde o poeta nasceu.

Além desta homenagem, a data dos 150 anos do nascimento de Júlio Brandão será comemorada com um programa que ambiciona a concretização de iniciativas de cariz cultural, com o objetivo de valorizar a sua vida e obra. Através de um comunicado, a Câmara fez saber que ainda se prevê, para este ano, “a concretização de uma intervenção artística mural na Escola Básica Júlio Brandão e a execução de uma exposição sobre a ‘Vida e Obra de Júlio Brandão’, que ficará patente na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco”. Também será lançado uma edição fac-similada da obra poética ‘O livro de Aglaïs’, da autoria do poeta famalicense.

Júlio de Sousa Brandão nasceu a 9 de agosto de 1869 e, com cinco anos de idade, foi morar para o Porto com a sua família, onde acabou por falecer em 1947. “Entre as várias homenagens à memória de Júlio Brandão a título póstumo, destacam-se a atribuição do seu nome a uma escola do centro da cidade; a homenagem promovida em 1950 pela Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto; as comemorações do centenário do seu nascimento; entre outras”.