Tenista português começou bem mas perdeu o controlo do encontro frente a Robin Haase. A próxima paragem é em Nova Iorque.

João Sousa foi, esta terça-feira, afastado do ATP 250 de Winston-Salem, o último teste antes do US Open. O tenista português entrou bem, venceu o primeiro set, mas permitiu a recuperação ao holandês Robin Haase (154.º ATP), que acabou por vencer pelos parciais de 4-6, 6-3 e 6-4.

Durante o primeiro set, o vimaranense apresentou-se com os índices de concentração ao nível máximo e tomou a iniciativa na maior parte dos pontos. Encostado à linha de fundo, Haase sentia-se desconfortável e revelava muitas dificuldades para contrariar o jogo de fundo do court do português. Ao fim de 36 minutos, João Sousa saltou para a frente do marcador.

Até que a então consistente exibição do número um nacional acabou por se desmoronar como um castelo de cartas com o passar dos jogos. De forma repentina, Sousa perdeu o controlo do encontro e começou a acumular erros não forçados. Com uma direita a meio do court que ficou na rede, o vimaranense entregou o jogo de serviço ao adversário, que agarrou a vantagem com unhas e dentes e aguentou até forçar um terceiro e decisivo set.

Nesta altura, a confiança de Haase era outra e o tenista holandês já não estava apenas preso ao fundo do court, conseguindo subir por várias vezes até à rede, onde se revelou bem mais perigoso. Do outro lado, João Sousa continuou a cometer erros e as pancadas do número 43 mundial já não saíam tão “limpas” como anteriormente.

O mau momento do vimaranense perdurou e Haase aproveitou da melhor forma para somar a segunda vitória consecutiva em solo norte-americano. Para João Sousa, o afastamento na segunda ronda – teve direito a um bye na ronda inaugural por defender o estatuto de quarto cabeça de série – significa o fim da preparação para o US Open. O português viaja agora para Nova Iorque, onde vai disputar mais uma vez o quadro principal do último Grand Slam da temporada.