Há exatamente 20 anos, John Mayer lançava-se no mundo da música. O primeiro EP do cantor norte americano tem o nome de Inside Wants Out e serviu como rampa de lançamento para aquilo que Mayer é hoje.

Com oito faixas, este primeiro projeto mostra que Mayer tem mantido o seu próprio estilo inalterado ao longo destas duas décadas de música. Assim sendo, este trabalho é composto por músicas em acústico.

shownieuws.nl

É a zona de conforto do artista e é naquilo que realmente é bom. Ao longo dos anos foi sendo acompanhado por uma banda nas suas músicas, mas os seus temas continuam centrados nas composições com a guitarra. O método funciona. São já 20 anos de carreira dentro do mesmo estilo, que contam com inúmeros sucessos.

A dupla infalível de John Mayer com a guitarra vem já deste tempo. A forma apaixonada como o artista dá vida à guitarra traz harmonia às suas canções. As letras, à semelhança das escritas nos dias que correm, são bastante românticas.

O seu amigo, Clay Cook participou na produção de algumas faixas. Mais tarde, em 2002, Inside Wants Out foi relançado pela editora Columbia Records. As músicas eram as mesmas, mas algumas delas foram relançadas com arranjos diferentes, nomeadamente com a presença de bateria, algo inexistente neste EP.

A primeira faixa é a clássica música de John Mayer. Uma bela base de guitarra encaixa na perfeição com a sua voz suave, cantando sobre amor. “Back To You” é uma boa introdução à música do artista, já que define perfeitamente o estilo do cantor. Ao longo destes 20 anos de carreira, John Mayer manteve esta forma de fazer música, com letras românticas, boas melodias e com a guitarra sempre presente.

O destaque do EP vai obviamente para a música “Neon”. A parte inicial da guitarra é digna fantástica, inconfundível e já foi alvo de milhares do “covers” por guitarristas um pouco por todo o mundo. O próprio John Mayer tem, numa das suas atuações mais famosas, uma interpretação incrível da música “Neon”.

Comfortable” é a música mais calma deste projeto. O romanticismo de John Mayer está presente do ínicio ao fim desta faixa. A melodia é digna de uma balada e transporta quem a ouve para um ambiente calmo, sereno e apaixonado.

Foi um belo pontapé de saída na carreira do cantor. Inside Wants Out mostrou um jovem com talento e capacidade de ser diferenciado no seu estilo. 20 anos depois, com a mesma voz, o mesmo jeito com a guitarra e as mesmas letras apaixonadas, John Mayer é um artista consolidado, mas que tem ainda muito para dar.