A idade do Rock foi revivida pela primeira vez na cidade de Braga no festival Rockabilly. Entre bolinhas, riscas e flores não faltou dança e animação.
No sábado, dia 31 de agosto, a Junta de Freguesia da Cividade, em Braga, recuou no tempo até aos anos 50 e 60. A primeira edição do festival Rockabilly foi marcada por muita animação, música e comida.
Pela noite dentro relembraram-se êxitos de Elvis Presley e Beatles. “Let’s Twist Again”, de Chubby Checker, e “California Dreaming”, de The Mammas and the Papas, animaram a pista de dança do Rockabilly. Estiveram ainda presentes nomes como Roberto Carlos, Carlos Paião, ABBA e Elton John.
Newton Cunha, principal organizador do evento, em entrevista ao ComUM, confessou acreditar que o festival é uma boa forma de promover a cultura em Braga. “Todos os eventos que tragam pessoas de fora para dentro [de Braga] são uma forma de promover cultura”, afirmou. Isto porque “não vão conhecer só o evento, vão conhecer Braga. Vão aproveitar e conhecer a gastronomia de Braga, os monumentos, toda a história…”.
Desde o local de refeições à música ao vivo, a equipa que esteve por detrás da logística do evento era enorme. Para além de Newton Cunha, a organização era composta ainda pelo grupo Adamastor e pela Associação Talentitanto, na parte musical. Cristiana Gonçalves, diretora artística da Associação Talentitanto, declarou que o evento foi “um somatório de esforços” e que, por isso, as expectativas em relação ao alcance do evento eram “altíssimas”.
Depois da noite de festival, Newton Cunha prometeu ainda tornar o evento anual. “Este é o primeiro Rockabilly. Vai haver um segundo, um terceiro, um décimo, um mil, e vamos por aí em diante”, assegurou o coordenador.