O GPS do Caloiro é uma atividade de acolhimento aos novos estudantes, em que vão conhecer os cantos à casa. O objetivo é integra-los e liga-los a todas as atividades da UMinho.
Na manhã de terça-feira, dia 17 de setembro, os novos alunos minhotos vão conhecer os campi da Universidade do Minho de uma forma dinâmica com o GPS do Caloiro. A atividade, organizada pela AAUM, vai decorrer tanto no campus de Gualtar, em Braga, como no campus de Azurém, em Guimarães.
A segunda edição do GPS do Caloiro “tem como principal objetivo ajudar os novos alunos a conhecer os diversos espaços de uma forma divertida e em grupo”, afirmou Alexandre Gencer, diretor pedagógico da Ação Educativa e Associativismo da AAUM. A equipa vencedora irá, este ano, ganhar pulseiras para a Receção ao Caloiro.
Desde as cantinas aos pavilhões desportivos, os novos estudantes vão conhecer os cantos à casa. A AAUM pretende, sobretudo, nesta nova edição, aumentar o dinamismo, com a ligação a outras atividades, como é o caso do dia aberto do Departamento Desportivo e Cultural. Esperam ainda aumentar significativamente o número de participantes. “O papel da AAUM é trabalhar para os estudantes, e quanto mais estudantes participarem na atividade, melhor é desempenhado o papel da AAUM”, declarou Alexandre Gencer.
O GPS do Caloiro é, também, uma forma de integrar os novos alunos na universidade, mas não só. É também uma forma de receber quem vem de outros pontos do país ou do mundo. “Temos a noção que muitos dos novos alunos são oriundos de muitos pontos do país e até do mundo. E achamos, portanto, que poderá ser uma forma bastante divertida de os integrar e dar-lhes a possibilidade de conhecer coisas que, por eles próprios muitas das vezes nem iam descobrir mesmo mais tarde”, afirmou ainda o diretor pedagógico da Ação Educativa e Associativismo da AAUM.
Este ano, as inscrições serão possibilitadas de duas formas diferentes. Os alunos interessados podem inscrever-se na semana das matrículas, num posto da AAUM preparado especificamente para promover o evento. Porém, podem também inscrever-se no próprio dia da atividade, nos pontos de início: em Braga, junto ao Prometeu, e em Guimarães, junto à Nave Principal.