Número um nacional somou a segunda derrota do ano perante Yoshihito Nishioka.

Depois de ter chegado às meias-finais em São Petersburgo e aos quartos de final em Chengdu, João Sousa foi esta segunda-feira afastado na primeira ronda do ATP 500 de Tóquio. No regresso a torneios desta categoria, o número um nacional cedeu para o japonês Yoshihito Nishioka (77.º ATP) com os parciais de 7-5 e 6-3.

No segundo encontro entre ambos, depois de Nishioka ter ganho o primeiro embate na fase de qualificação do Masters 1000 de Cincinnati em agosto, João Sousa voltou a revelar dificuldades para contrariar o ténis do nipónico. O vimaranense até foi o primeiro a chegar ao break, que lhe permitiu colocar-se a servir para a conquista do primeiro parcial. Contudo, Nishioka venceu os três jogos seguintes e transformou o 4-5 num 7-5 a favor.

A segunda partida trouxe uma maior solidez do homem da casa, que cedeu apenas um break point a Sousa, que não o aproveitou. Durante o parcial, o atleta luso revelou dificuldades para confirmar os jogos de serviço e, depois de vários jogos a salvar break points, o número 62 do Mundo acabou mesmo por ceder o serviço ao sexto jogo.

Apesar do desaire, João Sousa deverá manter o lugar na hierarquia mundial. O atleta natural de Guimarães aponta agora baterias ao Masters 1000 de Xangai, que arranca a 6 de outubro.