Vimaranense teve dificuldades no primeiro set, mas soube reagir.

João Sousa apurou-se, esta quarta-feira, para a segunda ronda do ATP 250 de Chengdu, na China. O português bateu o sul-coreano Hyeon Chung, número 145 do ranking mundial, com os parciais de 1-6, 6-3 e 6-4.

Num jogo que teve de ser adiado por um dia, devido à chuva, o coreano entrou mais forte. Chung começou logo por servir e responder bem ao serviço de João Sousa, ao contrário do português, que revelava dificuldades para entrar na partida. Com 27 minutos de jogo decorridos, o coreano saltou para a liderança do marcador, após um set onde Sousa venceu apenas quatro pontos a servir.

No segundo set, o vimaranense vinha decidido a inverter a situação. Sousa quebrou o serviço do coreano assim que as oportunidades surgiram e venceu os primeiros quatro jogos do parcial. O minhoto ainda permitiu que o adversário recuperasse um dos breaks de desvantagem, mas fechou o parcial pouco depois tranquilamente.

Na partida decisiva, a paciência foi uma mais-valia para o número um nacional. Ambos os atletas dispuseram de break points, mas foi o português que soube tirar melhor partido na hora certa. O break surgiu ao nono jogo e colocou o atual 62º do ranking mundial a servir para a vitória no encontro. Sem ceder nenhum ponto no último jogo de serviço, João Sousa confirmou o triunfo sobre o antigo top 20 do Mundo e semifinalista do Australian Open em 2018.

O próximo jogo de João Sousa é contra Félix Auger-Aliassime, atual número 20 mundial. O português procura repetir o feito de 2018, onde chegou às meias-finais na prova chinesa.