De nome SYnergia BSB BioVegan Market, o mercado bracarense surge com o objetivo de divulgar empresas, projetos e produtos amigos do ambiente.
Localizado no Centro de Artes e Desporto Inclusivo, na Praça Dr. Francisco Araújo Malheiro, a iniciativa, desenvolvida pela associação Juvenil Synergia, vai passar a realizar-se no primeiro fim de semana de cada mês. A primeira edição da iniciativa está agendada para os dias 5 e 6 de outubro, e conta com várias parcerias que vão permitir conhecer várias alternativas mais sustentáveis.
A associação pretende que este evento seja “uma referência como plataforma de apoio à exposição dos produtos nacionais ambientalmente sustentáveis e na sensibilização da comunidade para as questões ecológicas”. Além da comida vegan, roupa e acessórios em segunda mão, cosmética, artesanato e produtos sustentáveis, o SYnergia BSB BioVegan Market contará com “um conjunto de atividades no âmbito da saúde, ética e das questões ligadas à sustentabilidade, como palestras, workshops, debates, tertúlias e música ao vivo.”
As inscrições para os expositores e workshops estão abertas até ao final do mês de setembro, através de sy.bsb.bvmarket@gmail.com. O projeto da associação Juvenil Synergia conta com uma parceria com a associação de defesa dos direitos dos animais Braga Animal Save.
Liliana Barros, do Braga Animal Save, esclareceu que “a nossa sociedade está a ganhar mais consciência. É cada vez mais comum ouvirmos e lermos notícias sobre veganismo e/ou alterações climáticas”. Com o SYnergia BSB BioVegan Market pretende-se mostrar aos bracarenses e visitantes que “estas mudanças são necessárias para um planeta saudável e que o veganismo não é um bicho de sete cabeças. A diferença entre a vida e a morte de um animal, a salvação do planeta e as alterações climáticas está nas nossas mãos, nas escolhas que cada um de nós faz diariamente”.