Nada é Privado: O Escândalo da Cambridge Analytica, de Karim Amer e Jehane Noujaim, estreou a 24 de julho. O trabalho demonstra o que acontece quando o ser humano salta alto ou ambiciona demais.
O documentário acende uma vela que clareia os perigos que corremos, enquanto as poucas luzes de que dispomos são um ecrã incandescente de um telemóvel. É importante levantar o olhar e perceber onde se situa a linha que separa a verdadeira realidade da que nos é apresentada nas redes socias que usamos diariamente.
O documentário explora o papel da Cambridge Analyctica nas eleições norte-americanas de 2016 e na campanha para o Brexit. Colocam-se questões relacionadas com a ética da utilização de dados de utilizadores do Facebook, a possibilidade desses dados poderem ser usados como arma e a influência da publicidade direcionada na democracia. É abordada uma questão ainda mais urgente: possivelmente, no futuro, urge que os direitos aos dados sejam direitos humanos.
Não vou mentir, em alguns destes pontos, o documentário diz-nos o que já sabemos, com um dramatismo aparentemente exagerado do qual já estamos fartos. Mas, de certa forma, compensa-nos pela informação e factos disponibilizados. Não especula demasiado e limita-se a apresentar os vários acontecimentos que muitos de nós, possivelmente, desconhecemos.
No entanto, arrisco-me a dizer ter sido claro para todos a influência da internet e das redes sociais. Isto tanto na eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, como na campanha para o Reino Unido abandonar a União Europeia.
Foi pena o CEO da Cambridge Analytica, Alexander Nix, não ter aceite a entrevista para o documentário. Adoraria ouvir o que tem a dizer, embora não haja muito para especular acerca disso. Não vale a pena julgar as pessoas moralmente. É mais importante perceber como é que estas coisas acontecem e o que podemos fazer.
Como é bem claro neste documentário, a declaração de falência e cessamento de atividade da Cambridge Analytica não resolve os nossos problemas. Outras empresas virão e farão o mesmo com os nossos dados pessoais. Também outros Zuckerbergs dirão que a culpa não é do Facebook, mas que farão tudo ao seu alcance para melhorar a proteção de dados. Trump está de volta em 2020 com mais uma campanha; “e o mundo pula e avança”. Mas, com Nada é Privado: O Escândalo da Cambridge Analytica pensamos: até que ponto avança numa direção segura?
Título Original: The Great Hack
Direção: Karim Amer, Jehane Noujaim
Argumento: Karim Amer, Erin Barnett
Elenco: Carole Cadwalladr, David Carroll, Brittany Kaiser
EUA
2019