Realizado por Max Minghella, Teen Spirit: Conquista o Sonho estreou a 25 de abril. Foca-se na concretização do sonho de uma jovem rapariga, Violet. Apesar de não ser especialmente marcante, trata-se de um filme bem conseguido, dentro do que se poderia esperar.

Violet (Elle Fanning) é uma jovem polaca de 17 anos que vive numa aldeia com a família. Apesar do meio pequeno que habita, sonha em grande e deseja um dia conseguir ser reconhecida a nível musical. Com uma grande paixão pela música, escapa por vezes para cantar num bar… Aí, ninguém lhe dá o devido valor ou a ouve com a merecida atenção. Ninguém exceto Vlad (ZlatkoBuric), um antigo cantor de ópera, que repara no seu potencial.

Teen Spirit: Conquista o Sonho

É então que a protagonista decide inscrever-se num concurso musical, Teen Spirit, com Vlad como mentor. A talentosa jovem não tem um percurso fácil nesta experiência e é testada a vários níveis. Muitas são as tentações às quais deve resistir e nem sempre é fácil. Contudo, consegue levar a melhor e fazer da melhor forma aquilo de que tanto gosta.

Com uma personalidade particular, Violet demonstra-se tímida e um pouco que misteriosa, o que faz despertar uma certa curiosidade no espectador. Não é pessoa de grandes sorrisos e vive um pouco no seu próprio mundo. Isto dificulta, de certa forma, a criação de uma afeição por parte do público, mais habituado a pessoas não tão apáticas.

Teen Spirit: Conquista o Sonho

Uma das ajudas a este nível é a curiosa e interessante amizade que cria com Vlad, algo, sem dúvida, marcante no filme. Existe uma relação quase de pai e filha, que capta a atenção e nos aproxima, emocionalmente, da história.

Por ser tão centrado na música, Teen Spirit: Conquista o Sonho também investiu muito na banda sonora. Esta centra-se na música pop, com artistas bem conhecidos da atualidade, como Ariana Grande e Katy Perry.

Não é um filme surpreendente, nem muito marcante, mas a verdade é que possui algumas mensagens importantes e é de agradável visualização. Mostra-nos que, independentemente do meio onde vivemos e das dificuldades e impedimentos que possamos ter, com esforço, trabalho e dedicação, os nossos objetivos e sonhos são de possível concretização. É necessário acreditar e não desperdiçar possíveis oportunidades que surgem ao longo do caminho.