Os resultados da 3ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior foram divulgados esta sexta-feira pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Foram colocados 1402 alunos nesta fase.
Na Universidade do Minho foram colocados 51 alunos nesta última fase. Um aumento de nove alunos em relação a 2018. Dada a procura nas 1ª e 2ª fases, muitos dos cursos da UM não tiveram vagas para a 3ª fase.
Os cursos com mais colocados na UMinho foram Geografia e Planeamento, Economia, Teatro e Ciências do Ambiente. Engenharia Biomédica registou a média mais alta desta fase (17,4), seguindo-se Engenharia Informática, Direito e Biologia e Geologia.
Finalizadas todas as fases de acesso ao Ensino Superior, a Universidade do Minho regista uma ocupação de 99,8%, com apenas oito vagas sobrantes e um total de 2864 novos estudantes.
A nível nacional, das 3688 candidaturas válidas à última fase de acesso ao Ensino Superior, apenas 1402 conseguiram um lugar nas instituições públicas. 46058 é o número total de alunos colocados, de todas as fases, no Ensino Superior, revelando um aumento de 1.6% face ao ano anterior.
Os dados revelados pela DGES mostram, ainda, que o número de colocados aumentou fora das zonas metropolitanas de Lisboa e Porto, como é o caso de Setúbal, Bragança e Guarda que aumentaram, de forma significativa, o número de colocados em relação a 2018.
Aos estudantes colocados na 3ª fase, a matrícula e inscrição decorre entre os dias 11 e 15 de outubro, junto da instituição de ensino superior.