A Associação de Debates Académicos da Universidade do Minho colocou em causa a divisão entre os Sovietes da antiga Rússia, discutindo quais seriam as melhores opções.

A Associação de Debates Académicos da Universidade do Minho (ADAUM) organizou, esta quarta-feira, um debate temático quanto à Revolução Bolchevique, fazendo referência ao seu 102º aniversário, dia 25 deste mês. Juntando alunos de todos os cursos e anos, organizaram-se os adjudicadores e equipas para dar início.

O Infoslide introduzido no debate seria a divisão entre os mencheviques (implantação de um sistema capitalista e progressivo estabelecimento de um regime socialista) e os bolcheviques (restrita e imediata colocação de uma ditadura do proletariado). A moção posta em causa seria o governo que defendia a solução menchevique para a Rússia de 1917.

Com estas informações e a moção estabelecida, temos o governo e a oposição. Origina-se um debate de valores socialistas, indo de vias mais reformistas para mais radicais. Teorias, ataques, defesas e imensa retórica.

Encerrado o primeiro debate temático deste ano letivo, ainda está para ser anunciado o próximo debate organizado pela ADAUM.