A entrada forte dos visitantes ditou a vitória frente aos penafidelenses. Galeno teve uma grande contribuição, estando em todos os golos arsenalistas.
O SC Braga deslocou-se ao Estádio Municipal 25 de abril para jogar a primeira jornada da Allianz Cup. Os minhotos venceram o FC Penafiel por 3-1, com golos de Rui Fonte, Pablo e Ricardo Horta. Alan Schons marcou para o conjunto da casa.
A primeira parte começou da melhor maneira possível para o conjunto de Ricardo Sá Pinto, com um golo logo no primeiro minuto, por intermédio de Rui Fonte. O tento surgiu após um contra-ataque bracarense conduzido por Galeno, que entregou a bola a Ricardo Horta, fazendo a assistência para golo.
Os visitantes foram apertando o adversário até que, aos 17 minutos, Pablo marcou o segundo. O central subiu à área de Luís Ribeiro para receber um lançamento longo de Ricardo Esgaio e aproveitou uma falha de marcação para chegar ao golo.
Antes do intervalo, destaque ainda para uma oportunidade de golo para o FC Penafiel, desperdiçada por Gleison, que falhou na cara de Matheus, ao minuto 21. A partir daí, não houve mais lances de perigo para nenhum dos lados.
No segundo tempo, assistiu-se a um FC Penafiel mais atrevido e com vontade de discutir a partida ombro a ombro com os visitantes. Esta atitude fez com que a formação forasteira recuasse alguns metros. Por outro lado, a defesa da casa ficou mais exposta aos contra-golpes do adversário do que na primeira parte.
Um exemplo disso foi o remate perigoso de Ricardo Horta, aos 59 minutos, que obrigou o guardião do Penafiel a fazer uma excelente intervenção. Outra situação que mostra a exposição a que estavam os anfitriões aconteceu aos 66 minutos. O FC Penafiel ficou mais uma vez exposto à transição atacante dos jogadores do SC Braga, que, desta vez, resultou no terceiro golo visitante, marcado por Ricardo Horta e assistido por Galeno.
O golo de consolação dos visitados foi marcado por Alan Schons, que saiu do banco aos 62 minutos, para substituir Rafa Sousa. O único tento penafidelense surgiu num canto no lado esquerdo do ataque, no qual a bola caiu aos pés do médio, que fez o que tinha de ser feito.
Até ao apito final, os grandes destaques foram Felipe Macedo e Luís Ribeiro, que foram impedindo novo golo dos Gverreiros do Minho por inúmeras vezes. Ambos bloquearam muitos remates dos avançados adversários e impediram, assim, males maiores para a equipa.
Com esta vitória, os arsenalistas sobem ao primeiro lugar do seu grupo de forma isolada. No próximo jogo, o SC Braga recebe o Marítimo, dia 13 de outubro, em mais um jogo da Allianz Cup.