Na sequência do livro A Mulher-Sem-Cabeça e o Homem-do-Mau-Olhado, Cinco Meninos, Cinco Ratos é o segundo livro da saga Mitologias, criada pelo escritor Gonçalo M. Tavares. A obra, lançada em outubro de 2018, é refrescante e arrojada, já que, com um estilo único, se consegue diferenciar de qualquer outra obra antes feita.
O autor conta aos leitores várias histórias ao longo do livro, mas a principal fala de quatro irmãos: Alexandre, Olga, Maria e Tatiana. Os personagens vão viver aventuras e desavenças para conseguirem encontrar a quinta e a irmã mais nova, Anastácia. Enquanto procuram a rapariga, os quatro irmãos vão conhecer e interagir com personagens peculiares, tais como o Homem-do-Mau-Olhado, a Avestruz, o Ber-lim, o Caçador, o Moscovo, a Mulher Ruiva, entre muitas outras.
À medida que lemos parece que algumas narrativas são analogias, principalmente para o tempo após a Segunda Guerra Mundial e início da Guerra Fria. Contudo, o escritor já esclareceu em muitas entrevistas que essas semelhanças não passam de coincidências. Reforçou ainda a ideia de que aquelas histórias não são nada mais do que aquilo que estamos, efetivamente, a ler.
Com personagens de princípios e valores duvidosos, Gonçalo M. Tavares conta-nos de uma forma totalmente inovadora várias histórias do quotidiano de algumas personagens. As últimas, por mais que pareçam independentes, acabam por se interligar entre si.
De facto, um dos grandes destaques de Cinco Meninos, Cinco Ratos são as personagens e as atitudes e valores que cada uma delas apresenta. Somos confrontados com pessoas verdadeiramente bondosas em contraste com outras completamente desumanas e sádicas. Moscovo é um perfeito exemplo disso. Uma personagem que anseia provocar dor nos outros e que gosta de assistir ao sofrimento e ao medo. Sempre que esta aparece, receamos o que ela é capaz de fazer.
É ainda de destacar a criatividade e inovação do livro, uma vez que, a nível de “storytelling”, não há muitos livros que se lhe assemelhem. Tudo só prova que Gonçalo M. Tavares realmente conseguiu abrir novos horizontes para a literatura portuguesa.
Cinco Meninos, Cinco Ratos é um livro perfeito para quando queremos uma leitura leve e fora da regularidade de tudo aquilo que alguma vez lemos. Gonçalo M. Tavares conseguiu, verdadeiramente, contribuir com elementos novos e inexplorados para a literatura portuguesa.
Título Original: Cinco Meninos, Cinco Ratos
Autor: Gonçalo M. Tavares
Editora: Bertrand Editora
Género: Romance
Data de lançamento: outubro de 2018