O GACCUM apresentou a nova direção para o ano letivo 2019/2020, presidida por Rui Malaia Guedes. Compromisso foi a palavra de eleição na tomada de posse.

O Instituto de Ciências Sociais (ICS) recebeu, esta quarta-feira, a tomada de posse dos elementos da nova direção do Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (GACCUM). A cerimónia contou com Rui Guedes, presidente do grupo, Ana Melo, diretora da Licenciatura de Ciências da Comunicação, Sandra Marinho, diretora do Mestrado de Ciências da Comunicação, Maria Helena Sousa, diretora do departamento de Ciências da Comunicação, e o Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Nuno Reis.

Rui Malaia Guedes, aluno do terceiro ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação, eleito presidente do GACCUM, revela “muito orgulho” em ser o representante dos alunos de Ciências da Comunicação, grupo que sempre admirou e onde foi colaborador desde que entrou na universidade. “Compromisso” é a palavra de ordem da nova direção, assim como ficou a promessa de uma postura dinâmica e pro-ativa por parte do grupo.

O presidente anunciou, também, a realização de vários eventos que vão decorrer ao longo do ano, como as Jornadas da Comunicação, workshops e outros que já iniciaram – como é o caso da “Comunicação à Lupa”. Rui Guedes, manifesta, ainda, a vontade do GACCUM em promover o primeiro encontro nacional de alunos de comunicação, assim como a vontade de trabalhar em conjunto com outros núcleos de estudantes.

Em declarações ao ComUM, Rui Guedes confessa que a hipótese de se candidatar a presidente do GACCUM já é antiga, pois sempre foi ligado ao associativismo ao longo do seu percurso académico, tendo integrado o grupo como colaborador no primeiro ano do curso ao ter sido incentivado por Daniel Monteiro, presidente do GACCUM no ano 2017. “Embora não tenha feito parte da antiga direção, continuei sempre a trabalhar em prol dos alunos de Ciências da Comunicação”, referiu o presidente do GACCUM.

O aluno, para além de destacar a palavra “compromisso”, entende que alicerces como a motivação e o empenho das pessoas vão acompanhar o percurso do grupo durante o ano letivo. “É a minha equipa e todos os colaboradores do GACCUM vão servir de alicerce para esta nova fase, estando sempre o compromisso presente”, assegurou Rui Guedes.

Segundo o novo presidente, é importante que o grupo se destaque, e que o GACCUM seja visto pela academia como “um núcleo ativo, participativo e dinâmico a todas as vertentes”, uma vez que “a comunicação é um mundo abrangente, que pode ser relacionado com as diversas áreas existentes na Universidade do Minho”. Rui Guedes reconhece que não vai ser um trabalho fácil, mas que todos vão estar à altura. A aproximação dos alunos de mestrado e doutoramento ao GACCUM, assim como o destaque do ComUM, jornal dos alunos de Ciências da Comunicação, são alguns dos objetivos para “continuar com o legado”, acrescentou.

Maria Helena Sousa destacou a importância do GACCUM como um meio de aprendizagem, tendo sido feito um trabalho notável e de afirmação do instituto e da academia ao longo dos anos. Também a diretora da licenciatura, Ana Melo, realçou a importância dos estudantes e do seu contributo na universidade e no curso, apelando ainda à união destes com os docentes de forma a promover feitos de relevo. Sandra Marinho apelou a uma maior participação dos alunos de mestrado neste projeto que também lhes pertence, podendo ser uma mais valia devido à sua experiência na área.

Nuno Reis, deixou clara a importância do contributo do GACCUM para a Associação Académica, sublinhando ainda a postura ativa que o novo presidente do grupo foi tendo ao longo do tempo na AAUM.

O fim da cerimónia contou, ainda, com a presença de Mara Ribeiro, que descreveu a sua passagem no GACCUM como uma experiência enriquecedora. Sublinhando, por fim, que o Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação é um projeto feito pelos alunos e para os alunos.