Ana Maria Soares, professora da Escola de Economia e Gestão (EEG), foi distinguida com o Prémio de Melhor Professor (Best Instructor). A única representante portuguesa ficou no top 30 dos 200 docentes participantes.
O Prémio de Melhor Professor foi atribuído pelo projeto X-Culture. Este ano, a iniciativa contou com 4799 alunos de 148 universidades de 70 países diferentes, que exploraram os desafios de gestão e consultoria virtual de empresas de todo o mundo. Ana Maria Soares refere-se ao projeto como “uma valiosa experiência profissional e cultural”.
A avaliação do projeto compreendeu 124 variáveis de desempenho, como a preparação dos alunos, o apoio constante, a confiabilidade e a gestão de processos, nos quais Ana Maria Soares se evidenciou. No concurso, os estudantes trabalharam à distância, em equipas internacionais até seis elementos, completando etapas e desafios de negócios colocados pelas empresas.
Desta forma, a docente enunciou a complexidade do projeto. Da exigência de trabalhar à distância, até ao “saber lidar com as dificuldades e aprendizagens inerentes, como também as diferenças de valores, de línguas, de horários, de perspetivas”.
Este ano, nenhum aluno da UMinho foi premiado. No entanto, em 2018, Larissa Gomes, do mestrado em Negócios Internacionais, integrou uma das 25 melhores equipas do X-Culture, ao realizar – com colegas da Escola de Negócios de Paris (França), da Universidade de São João (EUA) e da Escola de Gestão Xavier (Índia) – a expansão mundial da Unicheck, uma empresa ucraniana de software de deteção de plágio.