Elite é uma série espanhola que conta com duas temporadas, cada uma com oito episódios. A segunda temporada chegou à Netflix no dia 6 de Setembro. Mais cativante do que a primeira, com diferentes histórias cruzadas, o mistério necessário e, representada por talentosos novos atores, deixa de ser uma simples série sobre e para jovens.
A série tipicamente juvenil passa-se no ensino secundário, com todo o romance e dramas possíveis, mas com um ingrediente especial: morte. A história centra-se num grupo de estudantes de uma escola privada em Espanha, a Las Encinas. E quando três alunos bolseiros, de classe média, chegam ao colégio, o caos é gerado.
A primeira temporada girou toda em torno da morte de Marina, uma rapariga rica que se dava melhor com os novos alunos do que com o grupo que sempre conheceu. No último episódio, descobriu-se o assassino, mas não foi ele quem acabou atrás das grades.
Já na segunda temporada, três histórias são acompanhadas. A primeira, que é o fio condutor dos oito episódios, trata-se do desaparecimento de Samuel, um dos alunos bolseiros. Mas o assassino ainda está à solta, e mais próximo do que eles pensam. Assim, à medida que os episódios vão passando, o grupo fica a descobrir o verdadeiro culpado pela morte de Marina.
Seguimos, também, a história de Cayetana, uma nova aluna bolseira, e aquilo que ela faz para se integrar no grupo. A nova personagem transparece o ato de mentir sobre a identidade para ter a aprovação de outros. Por vir de uma família com menos posses, quando chega à Las Encinas, pensa que a única forma de se dar com alguém é mentindo sobre quem é.
Mente sobre a situação financeira da família, o trabalho da mãe (que ignora na escola), a casa onde vive, as roupas que usa e a vida que leva. A moral da história já todos sabemos: para quê mentir quando a verdade vem sempre à tona e, no final, só as pessoas que gostam verdadeiramente de quem somos é que permanecem ao nosso lado.
Elite, mais do que um desfile de festas, drogas, sexo, mentiras, chantagens e traições, apresenta também temas importantes de serem retratados, especialmente para os jovens. Nadia é uma das bolseiras, filha de pais muçulmanos, devota à sua fé, muito estudiosa e reservada. No entanto, na Las Encinas ela conhece Guzmán. Ele fá-la perder todo o controlo que tinha da vida, mas também lhe proporciona a descoberta de si mesma.
Durante a temporada vemos, então, Nadia a debater-se com dilemas morais e religiosos, como a importância de realmente usar o hijab ou qual o problema de sair à noite e beijar um rapaz. A jovem põe, assim, em perspetiva tudo aquilo que lhe foi transmitido pelos pais e que sempre tomou como certo. Deste modo, começa a autodescobrir-se.
A segunda temporada é muito mais rica no argumento. Há várias histórias a seguir, o que se torna mais dinâmico, sem ser confuso. A série flui de cena para cena, com uma ótima cinematografia. Nota-se um contraste entre os momentos mais quotidianos e “banais”, com mais iluminação e cor, e os momentos de mistério e crime, em tons mais sombrios.
Como é de esperar de uma série colegial, os alunos vestem uniformes impecáveis: os blazers com o emblema da instituição, as camisas brancas, os polos, as saias curtas plissadas. Tudo isto dá coesão ao género cinematográfico de Elite. No entanto, são percetíveis pequenos problemas de gravação/edição. Por exemplo, no episódio três vemos num minuto uma das personagens (Lucrecia) a beber o líquido todo de um copo e, no momento seguinte, o copo está cheio outra vez. Porém, é algo pontual e nada de extrema relevância.
O elenco é um dos pontos fortes. Apesar de a maioria ser nova na área da representação e terem poucos trabalhos na sua filmografia (alguns começaram apenas há três anos), acho que todos fazem um ótimo trabalho no papel que lhes foi atribuído. É de salientar os atores Danna Paola e Miguel Bernardeau, que interpretam Lucrecia e Guzmán, respetivamente.
Ainda que seja uma obra juvenil, a faceta criminal e o mistério envolvente prendem a atenção do espectador. Elite é, então, uma série bastante completa no geral, com um bom guião e bem produzida, apesar dos pequenos lapsos que se possa encontrar.
Título Original: Elite
Direção: Ramón Salazar, Dani de la Orden
Argumento: Darío Madrona, Carlos Montero, Amanda Céline Miller, Carlos C. Tomé
Elenco: Itzan Escamilla, Miguel Bernardeau, Álvaro Rico
Espanha
2019