Vimaranense já tinha vencido os dois torneios realizados na época passada. Esta semana vai à procura da "dobradinha".
A vimaranense Francisca Jorge conquistou, no passado domingo, o Lousada Indoor Open I, torneio de categoria internacional e que distribui 15 mil dólares em prémios monetários. A portuguesa repetiu o sucesso de 2018, onde conquistou as duas provas organizadas na cidade lusa, e aumentou para três o número de troféus no Lousada Ténis Atlântico. Na final, Francisca Jorge bateu a francesa Carole Monnet, com os parciais de 4-6, 7-6(6) e 6-4.
A tenista vimaranense, de 19 anos, era a primeira cabeça de série da prova e foi capaz de ultrapassar todas as etapas ao longo da semana, chegando a uma final onde foi realmente testada. A número um portuguesa (e 525.ª do Mundo) perdeu o primeiro set e teve que servir por duas vezes para não perder o encontro numa segunda partida que só foi resolvida no tie-break. Francisca Jorge ainda liderou por 5-1, mas desperdiçou toda a vantagem conquistada antes de conseguir novamente passar para a frente e forçar uma terceira partida.
A jogar um terceiro set pela manutenção da senda 100% vitoriosa nos torneios disputados em Lousada, a portuguesa foi a primeira a conseguir o break no parcial decisivo, mas permitiu de imediato o contra-break da oponente. Só ao nono jogo é que a tenista natural de Guimarães se conseguiu adiantar novamente e desta vez em definitivo. Pouco depois, ao segundo match point de que dispôs, a minhota aproveitou para selar o triunfo e conquistar o terceiro torneio em outros tantos disputados naquele recinto.
A tricampeã nacional pensa agora na conquista do segundo torneio, o Lousada Indoor Open II, que se disputa esta semana e no qual Francisca Jorge defende novamente o título conquistado em 2018, beneficiando do estatuto de quinta cabeça de série. Em jogo está ainda uma série de 15 vitórias consecutivas nos quadros principais de torneios ITF em Lousada, que foi construída ao longo dos últimos três torneios ali realizados.