Vianenses preparam a nova época com expectativas de alcançar as finais da Taça de Portugal e da Taça CERS. Jovens promessas reforçam plantel.

Depois de, na época transata, ter uma prestação mediana no campeonato, marcada com muitas oscilações ao longo da temporada, a Juventude de Viana volta com a ambição de garantir a manutenção o mais rápido possível.

Na apresentação oficial do plantel para a época 2019/20, no centro histórico de Viana do Castelo, o dirigente do clube, Rui Natário, falou aos adeptos das ambições da equipa, esperando que o plantel “esteja ao mais alto nível no hóquei nacional”. O presidente dos vianenses prentende, ainda, “alcançar as finais da Taça de Portugal e da Taça CERS”.

A oitava posição no Campeonato Nacional I Divisão 2018/2019 garantiu um passaporte europeu para disputar a Taça CERS. Os vianenses, cientes do maior volume de jogos e de maior dificuldade, reforçaram o plantel para esta temporada, com a entrada de três jovens promessas do hóquei nacional. Gonçalo Neto (ex-Valongo B), Rodrigo Martins (ex-FC Porto B) e João Pedro Pereira, emprestado pelo Sporting, todos internacionais pelas seleções jovens de Portugal, são as novas caras do emblema do Alto Minho.

André Azevedo, treinador da Juventude de Viana, à parte das novas caras do plantel, reforçou a importância das renovações, uma vez que quer “manter a estrutura do clube”. Os guarda-redes Bruno Guia e Jorge Correia, e os jogadores de campo Nuno Santos, Nelson Pereira, Francisco Silva, Luís Viana, Gustavo Lima e Remi Herman vão continuar na equipa principal. Telmo Fernandes, Tó Silva, Arnau Xaus, Gustavo Lima e Gonçalo Suíssas abandonaram o conjunto.

A pré-época da Juventude de Viana começou com a disputa do Torneio Eurocidade 2019, onde participaram a recém-promovida AE Física, o Valença e a UD Oliveirense. No primeiro jogo, frente à AE Física, a equipa de Viana do Castelo venceu por 2-6. Porém, na final frente à UD Oliveirense, acabou por sair derrotada por 3-5, acabando o torneio na segunda posição. Na Elite Cup Hóquei 2019, os vianenses disputaram três jogos, dos quais venceram o primeiro e sairam derrotados nos restantes dois, terminando em quarto lugar.

A Juventude de Viana ainda jogou duas partidas amigáveis. Um dos jogos foi contra a UD Oliveirense para a 4ª Edição da Taça Zé Natário, de onde saiu vencedora, após penaltis, com resultado de 5-5 (2-1). A última partida da pré-época foi contra o OC Barcelos, que os vianenses perderam por 3-2. Em jogo estava a 4ª Taça Crédito Agrícola.

Agora as atenções estão voltadas para o primeiro jogo oficial da época 2019/2020, disputado no dia 12 de outubro, onde a Juventude de Viana vai jogar contra o FC Porto, a contar para a primeira jornada do Campeonato Nacional I Divisão. A primeira partida da Taça WS Europe vai ser jogada na Suiça, frente ao Uttigen, no dia 19 de outubro.