A 11º edição da START POINT recebeu mais de mil participantes no último dia. O objetivo era promover e potenciar o contacto direto entre os participantes e o mercado de trabalho.
Organizada pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), a 11ª edição da START POINT decorreu entre 14 e 22 de outubro, no Campus de Gualtar da Universidade do Minho. Contou ainda com a colaboração do LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor da AAUM e do Gabinete de Inserção Profissional da AAUM (GIP), que ajudam a lançar os estudantes para o seu primeiro emprego.
O evento teve como público a comunidade académica e também os desempregados e empreendedores com qualificações de nível superior da região. Nuno Reis, presidente da Associação Académica, afirma que “o grande risco desta edição para as anteriores estava relacionado com a deslocalização do espaço, que poderia afastar muita gente da participação na atividade”. Contudo, assegura que se mantiveram “ao nível das edições anteriores”. Ontem estiveram mais de mil estudantes presentes, “que demonstra que os estudantes não só aderiram como estavam motivados a participar em massa no evento”.
A 11º edição decorreu ao longo de seis dias preenchidos com atividades variadas, como Workshops, sessões de esclarecimento e palestras. Promoveram o desenvolvimento de competências e o contacto entre participantes, enquanto foram divulgadas oportunidades de emprego, formação e parcerias.
Entre 14 e 16 de outubro decorreu o PAC – Programa de Aceleração de Carreiras. O programa contou com um conjunto de oradores que, através de vários workshops, prepararam os participantes para o contacto com as empresas, que decorreu no último dia do evento, 22 de outubro.
A AAUM, através do LIFTOFF, juntou-se à Startup Braga e juntos promoveram o START UP YOUR POINT – Programa de Pré-aceleração de Ideias. Entre os dias 17 e 18 foi desenvolvido este programa, e a apresentação final aconteceu no palco da START POINT SUMMIT, no dia 22 de outubro. Esta sessão possibilitou que os participantes obtivessem ajuda para iniciarem o seu percurso no desenvolvimento de uma ideia de negócio.
O evento terminou no dia 22 de outubro com a mostra empresarial, que contou com empresas como Jerónimo Martins SGPS, ACCENTURE, DST e TESCO. E, ainda, com a conferência START POINT SUMMIT, onde foram discutidos temas da atualidade como Economia Circular, Transformação Digital e o Futuro da Educação. “Na minha opinião, superamos as expetativas” afirma Nuno Reis.
O presidente da AAUM ainda acrescenta que a Associação Académica quer “cada vez mais” afirmar a “START POINT como o maior evento de empregabilidade, formação, inovação e sociedade da região minhota”.