O novo formato pretende estimular as ideias de negócio que surgam em contexto científico, permitindo o mapeamento dos problemas e das soluções.

A primeira experiência do novo formato de programas de pré-aceleração da Startup Braga teve lugar na Universidade do Minho, entre os dias 17 e 18 de outubro, sob o nome Start Up Your Point, inserido na iniciativa START POINT. Em parceria com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), o programa juntou diversos projetos de negócio nas áreas de economia digital, tecnologias para a saúde e economia circular.

O novo modelo de programas de pré-aceleração, desenvolvido pelo hub de inovação, procurou facilitar o contacto direto entre os participantes e o mercado de trabalho. Durante os dois dias, tiveram lugar vários workshops com alguns mentores.

Esta nova redefinição do modelo dos programas de pré-aceleração vai permitir “trazer mais agilidade à capacidade de resposta da Startup Braga e ao mesmo tempo continuar a incentivar a criação de novas startups”, afirmou Alexandre Mendes, diretor da Startup Braga.

A Portugal Bugs, a Agit e a Shoe’Lução destacaram-se pelo seu potencial evolutivo, tendo sido premiadas com ajudas monetárias e apoios para a constituição das suas empresas.