Academia minhota foi distinguida na Gala dos 20 Anos da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), em Aveiro.
A Universidade do Minho foi reconhecida pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) como a melhor universidade da Europa no que diz respeito ao desporto universitário. A distinção é relativa à década 2009-2019, e foi atribuída durante a Gala dos 20 Anos, em Aveiro, pelo órgão que rege o desporto universitário europeu.
Na base da atribuição do prémio estiveram os resultados obtidos pela academia minhota em Campeonatos e Jogos Europeus Universitários. “É muito bom receber este reconhecimento”, começou por dizer Nuno Reis, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que esteve presente na cerimónia. “É, sobretudo, um reconhecimento de todos os estudantes-atletas que se entregaram à competição desportiva universitária e que, ao longo destes 10 anos, obtiveram grandes resultados que agora culminam com a atribuição deste prémio por parte da EUSA. É excelente saber que somos os melhores da década”, acrescentou.
Esta é a segunda ocasião em que a UMinho é distinguida como a melhor universidade europeia ao nível do desporto universitário, depois de o ter sido em 2013. A juntar à distinção anterior, estão ainda mais cinco presenças no pódio (um terceiro lugar e quatro segundos lugares).
A fasquia é colocada a níveis altos por Carlos Videira, diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), que afirma que a academia quer continuar a ocupar os lugares mais altos do ranking. “O objetivo passa por continuar no topo. É nesse sentido que estamos a planear a nossa participação na competição desportiva universitária para os próximos anos. Renovando e reforçando os protocolos com os clubes locais, apostando na organização de eventos em modalidades em que as nossas equipas têm perspetivas de obter bons resultados e proporcionando mais condições para a prática desportiva regular e, ainda, revendo o Estatuto do Estudante Atleta”, revelou.
O ano de 2019 tem sido de conquistas para a UMinho, que já tinha recebido a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo pelo Governo de Portugal. “Estas distinções, exprimem o reconhecimento, nacional e europeu, da justeza das opções que vêm sendo tomadas e constituem um importante incentivo para se continuar o caminho que vem sendo seguido”, afirmou o reitor da Universidade, Rui Vieira de Castro. Acrescentou, ainda, ser importante “reforçar as relações” entre a UMinho e os clubes da região.