Sentido único na partida acaba em goleada dos Conquistadores. Minhotos subiram, provisoriamente, ao quarto lugar.
O Vitória SC entrou da melhor forma na nona jornada da Liga NOS. Há um mês que os minhotos não venciam (o último triunfo foi a 29 de setembro), mas conseguiram, esta quarta-feira, derrubar o Belenenses por 5-0.
O jogo começou e o Vitória SC já estava a marcar. O primeiro tento surgiu dos pés de Bruno Duarte, aos dois minutos corridos. Marcus Edwards passou a bola por vários adversários, conseguiu isolar o brasileiro que, mesmo com o ângulo de remate reduzido, finalizou com eficácia.
Foram precisos apenas cinco minutos para os Conquistadores estarem a vencer por 2-0, sendo que o segundo golo surgiu, praticamente, no lance seguinte. Francisco Varela, do Belenenses, fez um mau alívio da bola e Mikel Agu fez o que lhe competia, marcar. O remate nem foi com muita força, mas saiu colocado, batendo assim, pela segunda vez, o guardião André Moreira. A partir daqui, o Vitória SC baixou a intensidade, mas os azuis e brancos não tiveram capacidade de reação para aproveitar.
No resto do primeiro tempo, pouco mais aconteceu. De destacar uma bola a rasar o poste, depois do remate de João Teixeira. Já na segunda parte, a história mudou de figura, pelo menos nos primeiros minutos. O Belenenses melhorou, começou a apertar com o Vitória SC e teve mesmo uma grande oportunidade de marcar. O árbitro assinalou penálti e Francisco Varela foi o escolhido para converter. No entanto, atirou por cima da baliza de Douglas.
Não marcou o Belenenses, marcou o Vitória SC. Tapsoba teve a mesma oportunidade que Varela, ou seja, uma grande penalidade, mas o jogador vitoriano não falhou. Apesar de já estar a vencer por 3-0 e a controlar o jogo, a equipa de Ivo Vieira foi em busca de mais.
O Belenenses bem procurava o golo, mas se não era a falta de eficácia dos jogadores, era Douglas a fechar a porta da baliza. Do outro lado, continuava o Vitória SC a ameaçar. Depois das ameaças veio a ação, pelos pés de João Teixeira. Léo Bonatini passou pelo meio para o português, que dominou de peito, fintou o guarda-redes e finalizou com eficácia, aos 77.
Mais uma vez via-se o efeito ketchup. Depois do penálti convertido aos 63 minutos e do quarto golo, apareceu o quinto tento, aos 81. Desta vez foi o contrário do anterior, João Teixeira serviu Léo Bonatini, que fechou o resultado. Os jogadores estavam isolados frente ao guarda-redes, o português seguiu com a bola até à entrada da área, passou para o colega que só teve que encostar.
O Vitória SC sobe, provisoriamente, ao quarto lugar, com 15 pontos, mais um que o Sporting CP. A próxima jornada é já no sábado e há dérbi vimaranense. Os Conquistadores visitam o terreno de outra equipa do concelho de Guimarães, o Moreirense, às 20h30.