A cerimónia de 2019 dos American Music Awards (AMA’s) decorreu na madrugada desta segunda-feira, em Los Angeles. O Microsoft Theater acolheu várias performances ao longo de uma noite recheada de música e glamour, na qual se destacou Taylor Swift. A cantora de 29 anos venceu os seis prémios para os quais estava nomeada.
A noite abriu com o primeiro momento de destaque, o regresso de Selena Gomez ao palco dos AMA’s, dois anos depois. A performance de Gomez, que cantou os singles “Lose You To Love Me” e “Look At Her Now” gerou uma divisão de opiniões nas redes sociais, onde os elogios foram alternando com algumas críticas à afinação da artista.
A jovem Billie Eilish chegou, viu e venceu. Nomeada pela primeira vez para uma série de prémios, a intérprete de 17 anos venceu as distinções de Melhor Artista de Rock Alternativo e Artista Revelação do Ano.
Os momentos musicais regressaram com Camila Cabello e Shawn Mendes, que subiram ao palco para presentear o público com a performance de “Señorita” – vencedora da distinção para Colaboração do Ano – que fez subir a temperatura do Microsoft Theater. Os dois voltaram a revelar uma enorme cumplicidade e conquistaram cada um dos ouvintes.
De seguida, chegou a hora de Taylor Swift subir ao palco pela primeira vez, para receber o prémio para o Álbum Favorito de Pop/Rock, atribuído a Lover, o mais recente projeto da artista. A cantora da Pensilvânia ainda regressou ao palco várias vezes durante a noite. Não só para apresentar um medley com alguns dos seus melhores temas ao longo da carreira, mas para receber mais cinco galardões, que lhe permitiram quebrar o recorde de Michael Jackson.
A celebrar o décimo terceiro ano de carreira, a intérprete de “You Need To Calm Down” arrecadou um total de seis AMA’s – entre eles os de Artista do Ano e Artista da Década. Conta agora com um total de 29, mais cinco do que o falecido “Rei do Pop”.
Camila Cabello ainda regressou ao palco para cantar “Living Proof”, numa noite que teve ainda como momentos altos as interpretações de Post Malone, Green Day, Halsey, Dua Lipa ou o dueto de Christina Aguilera com A Great Big World. No que aos prémios diz respeito, BTS e Khalid conquistaram três AMA’s cada e foram os maiores vencedores da noite para além de Taylor Swift.
Confira a lista de vencedores:
Artista do Ano: Taylor Swift
Artista Revelação do Ano: Billie Eilish
Colaboração do Ano: “Señorita”, Shawn Mendes & Camila Cabello
Digressão do Ano: BTS
Melhor Vídeo musical: “You Need To Calm Down”, Taylor Swift
Melhor Artista social: BTS
Melhor Artista masculino de Pop/Rock: Khalid
Melhor Artista feminina de Pop/Rock: Taylor Swift
Dupla ou grupo de Pop/Rock favorito: BTS
Melhor Álbum de Pop/Rock: “Lover”, Taylor Swift
Melhor Canção de Pop/Rock: “Without Me”, Halsey
Melhor Artista masculino de Country: Kane Brown
Melhor Artista feminina de Country: Carrie Underwood
Melhor Dupla ou grupo de Country: Dan + Shay
Melhor Álbum de Country: “Cry Pretty”, Carrie Underwood
Melhor Canção de Country: “Speechless”, Dan + Shay
Melhor Artista de Rap/Hip-Hop: Cardi B
Melhor Álbum de Rap/Hip-Ho: “Hollywood’s Bleeding”, Post Malone
Melhor Canção de Rap/Hip-Hop: “Old Town Road”, Lil Nas X ft. Billy Ray Cyrus
Melhor Artista masculino de Soul/R&B: Bruno Mars
Melhor Artista feminina de Soul/R&B: Beyoncé
Melhor Álbum de Soul/R&B: “Free Spirit”, Khalid
Melhor Canção de Soul/R&B: “Talk”, Khalid
Melhor Artista favorita de Rock Alternativo: Billie Eilish
Melhor Artista Adulto Contemporâneo: Taylor Swift
Melhor Artista latino: J Balvin
Melhor Artista Inspirador Contemporâneo: Lauren Daigle
Melhor Artista de EDM: Marshmello
Melhor Banda sonora: “Bohemian Rhapsody”, Queen