Axadrezados empataram a uma bola com os Conquistadores, numa segunda parte eletrizante, em que Mateus Pasinato salvou os cónegos de uma derrota caseira.
Neste sábado, houve dérbi minhoto em Moreira de Cónegos, com o Moreirense a receber o Vitória SC, na décima jornada da Liga NOS. O jogo terminou empatado a um golo, marcando Tapsoba e Steven Vitória.
Na primeira parte, o jogo começou com grande intensidade, devido aos contra-ataques do Moreirense. A partir do primeiro quarto de hora, o Vitória SC começou a controlar mais as ocorrências, através da colocação de um bloco de pressão muito alto que impediu, na maior parte das vezes, a saída dos cónegos. Contudo, apesar de ter dominado os primeiros 45 minutos, a formação forasteira não conseguiu criar lances particularmente perigosos. No final do primeiro tempo, ambas as equipas desceram aos balneários sem qualquer golo marcado.
Já no segundo tempo, o futebol praticado foi mais direto, o que proporcionou 45 minutos com muitas oportunidades para cada lado. O Vitória SC começou logo com uma grande penalidade, sofrida por Bruno Mendes, aos 49 minutos. Quem a converteu em golo foi Tapsoba, com um remate forte ao ângulo inferior direito da baliza do Moreirense.
Como resposta, a equipa de Vítor Campelos igualou o marcador, com um remate certeiro de Steven Vitória, aos 56 minutos. O golo surgiu de um canto no lado esquerdo do ataque do Moreirense, em que Halliche penteou a bola para o segundo poste onde estava o central luso-canadiano, solto de marcação, que não desperdiçou.
A partir daqui, a formação vimaranense criou várias oportunidades de golo. A primeira aconteceu por volta da hora de jogo, num lance confuso que deixou Bruno Mendes isolado frente ao guarda-redes brasileiro da equipa da casa, que defendeu para canto. Na sequência, Mikel Agu subiu ao segundo andar para atirar um pouco ao lado.
Depois, só aos 83 minutos é que voltou a haver perigo no jogo, outra vez para os orientados de Ivo Vieira. Desta vez foi André Pereira a vacilar contra o guarda redes da casa, que, com o pé esquerdo, tirou a bola do avançado vitoriano, sobrando a mesma para Alex Soares, que atirou, como pôde, para canto. A última oportunidade flagrante de golo surgiu três minutos mais tarde, por intermédio de Léo Bonatini, que rematou para a malha lateral da baliza. No fim dos 90 minutos, o placard registava a igualdade a uma bola.
Com este resultado, o Vitória SC mantém, à condição, o quinto lugar, com 16 pontos, mais um do que o Boavista FC, que ainda não jogou. Por sua vez, o Moreirense sobe, também à condição, ao 11º posto da tabela classificativa, esperando pelo resultado dos jogos de Belenenses SAD, Vitória FC e Marítimo. Na 11ª jornada, ambas as equipas vão jogar, novamente, dérbis, sendo que os de Guimarães vão receber o SC Braga e o Moreirense vai ao terreno do Famalicão.