Duas academias minhotas no pódio do Campeonato Nacional de Defesa Pessoal de Alex Ryu-Jitsu
São Cosme, em Famalicão, foi casa do Campeonato Nacional de Defesa Pessoal Alex Ryu-Jitsu, neste sábado. O dia de provas, que teve início pelas 10 horas, foi longo e contou com muitos minhotos presentes entre os 66 atletas que marcaram presença.
Entre as muitas academias de Alex Ryu-Jitsu em Portugal, estiveram presentes as academias de Vermoim, Santo Tirso, Pousada, Gavião, Cavalões, PSP de Famalicão, Louro, Lousado, Arnoso e Landim. Todas refletiram o ambiente de convívio que o mestre Alexandre Carvalho enalteceu na raiz do evento.
Em declarações ao ComUM, Alexandre Carvalho falou da importância do Alex Ryu-Jitsu no desenvolvimento pessoal e individual, e referiu que os “princípios presentes na filosofia do Alex Ryu-Jitsu, como a meditação zen” e a preocupação na “formação moral, cívica e espiritual”, são arrastados pelos atletas “para a sociedade”.
Além disso, Alexandre Carvalho deu ênfase ao impacto que esta arte marcial poderia ter nas pessoas se fosse ensinada nas escolas. O mestre afirma que a modalidade de Alex Ryu-Jitsu “acabava com o bullying rapidamente” e iria formar pessoas mais civilizadas, e ajudar a construir uma “família onde todos têm o fundamental autocontrolo”.
Quanto à organização do evento, o mestre Alcides Ribeiro também deu o seu testemunho ao ComUM, dizendo que este campeonato demorou cerca de três meses a estar em pé, desde arranjar espaço até à preparação dos atletas. Referiu ainda que “a vontade e esforço” das academias presentes conduziram a uma “boa gestão do tempo, do espaço e das refeições”.
Já Margarida Alves, aluna de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, vê o Alex Ryu-Jitsu como parte fundamental da sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Refere a importância desse “desenvolvimento constante, que ajuda a melhorar tanto o físico como a mente, utilizando os limites para o bem”.
Os combates decorreram com toda a tranquilidade e foram vários os prémios atribuídos aos atletas, desde crianças a adultos. O primeiro lugar foi atribuído aos minhotos da Academia de Vermoim, enquanto que a PSP de Vila Nova de Famalicão ficou com o bronze, deixando dois títulos do pódio na região minhota.