Famalicenses venceram a Académica pela margem mínima e seguem para a quinta eliminatória.

O Estádio Municipal de Famalicão recebeu o encontro entre o terceiro classificado da Liga NOS e a Académica, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Um golo solitário de Toni Martínez, a poucos instantes do descanso, deu o triunfo ao FC Famalicão, que revelou muitas dificuldades para segurar o resultado.

Os minhotos entraram com garra e, com 13 minutos jogados, deixaram o primeiro sinal de verdadeiro perigo. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Fábio Martins, Riccieli viu o cabeceamento acertar em cheio no poste da baliza adversária.

Num momento em que começou a anular as investidas dos anfitriões e cresceu na partida, a formação de Coimbra ficou perto de concretizar as tentativas em golo, mas o remate de Barnes Osei atingiu a malha lateral das redes de Vaná.

Os homens de João Pedro Sousa responderam e, aos 42’, Toni Martinez viu Mika negar-lhe o golo. No lance seguinte, Fábio Martins tentou ganhar uma grande penalidade na área da Briosa, mas o árbitro da partida não se deixou enganar e admoestou o extremo minhoto.

O jogo cresceu de intensidade e, já em período de descontos, o FC Famalicão inaugurou o marcador. Roderick Miranda trabalhou bem na direita e cruzou a meia altura para Toni Martinez, que finalizou de primeira para o 1-0.

No início do segundo tempo, os homens de Coimbra entraram ligeiramente melhor, mas rapidamente os caseiros recuperaram o controlo do jogo. Aos 51 minutos, João Mendes, assistido por Traquina, ficou perto do golo do empate, mas Vaná afastou o perigo com uma defesa apertada.

O FC Famalicão tentou tomar as rédeas da partida e, por várias vezes, aproximou-se com bastante perigo da área dos estudantes, que complicaram ao máximo as ações da comitiva da casa. Aos 71 minutos, os forasteiros chegaram mesmo ao golo do empate, por intermédio de Silvério, mas Gustavo Correia anulou o tento, para desagrado do conjunto visitante.

Nos derradeiros 20 minutos, a formação de Coimbra foi em busca do empate, sempre sem êxito. Em cima do minuto 90, o árbitro Gustavo Correia voltou a ser contestado pelo banco da Académica, que reclamou uma falta dentro da área sobre Traquina.

O jogo terminou com 1-0 no placard. Apesar do triunfo complicado, o FC Famalicão carimbou o passaporte para a quinta eliminatória da Taça de Portugal. A equipa nortenha vira agora as atenções para a Liga NOS, à qual regressa no próximo sábado com a visita ao Portimonense.