Uma das medidas legislativas direcionadas ao Ensino Superior garante mais 12 mil camas.
Governo anuncia acrescentar mais 12 mil camas para acesso a estudantes universitários, na exposição do programa executivo para os próximos quatro anos. Este ano, criaram-se mais seis camas para os estudantes das cidades de Braga e Guimarães. Esta, e outras medidas, visam promover um crescimento da percentagem de candidaturas ao Ensino Superior.
António Costa alega, na passada quinta-feira, a necessidade de eliminar a carência económica enquanto inibidora dos estudos no Ensino Superior. Foi na apresentação do programa da Assembleia da Republica que o primeiro-ministro assumiu o compromisso de acrescentar “12 mil camas estudantis às 15 mil já existentes”. Uma medida que pode ser impulsionadora caso se chegue ao total de “60% dos jovens com 20 anos a frequentarem o ensino superior”, proposta implementada pela União Europeia para 2030.
O programa do governo contempla ainda duas medidas com contribuições ao nível familiar. Passam por “criar complementos de creches para apoiar famílias a partir do segundo filho”. Ainda, em função do número de filhos, fala-se numa subida gradual das “deduções fiscais do IRS”.