Novembro é sinónimo de jazz em Guimarães. Esta edição está voltada para a grande variedade geográfica de artistas apresentados e novos conceitos.
O Jazz retorna à cidade Berço para a 28ª edição do Guimarães Jazz Festival. O evento apresenta ao publico diversos concertos realizados ao longo de dez dias, acompanhados de atividades paralelas, também no âmbito da música.
Sendo esta uma iniciativa do Centro Cultural de Vila Flor, os concertos serão realizados nos Pequeno e Grande auditórios do Centro Cultural e na Black Box do Centro Internacional das Artes João de Guimarães. Tentando-se distanciar do especulado, o festival visa criar uma experiência com um vasto leque de artistas que materializem uma experiência de diversas gerações e estilos e que representem o Jazz da atualidade, mantendo assim um equilíbrio de escolhas pensadas ao pormenor.
Estreando o palco do festival deste ano, está um dos gigantes do Jazz do século XX, o inconfundível Charles Lloyd, acompanhado de um quinteto de músicos de renome, entre os quais está o baterista Eric Harland. Mas Lloyd não é a única personalidade incontornável a pisar os palcos de Guimarães, pois Joe Lovano apresentar-nos-á o mais recente trio, lado a lado com a pianista Marilyn Crispell e o percussionista Carmen Castaldi.
Além destas grandes estrelas contemporâneas, o evento acolherá nos seus palcos Antonio Sánchez and Migration, Trio Oliva/Boisseau/Rainey, Vijay Iyer and Craig Taborn, Miguel Moreira, Lucien Dubuis, Mário Costa, Rui Rodrigues, Valter Fernandes, ICP Orchestra, Gustavo Costa, Julius Gabriel, Gonçalo Almeida, Lina Nyberg Quintet e Orquestra de Guimarães, Terrestrial, Rudy Royston, Geof Bradfield Quintet, Andrew Rathbun Large Ensemble e, como já aconteceu na edição do ano anterior, conta também com a atuação de Big Band e Ensemble de Cordas ESMAE (Escola Superior de Musica e Artes do Espetáculo do Porto).
O festival conta, também, pela primeira vez na edição deste ano, com uma parceria com o coletivo de músicos e construtores musicais Sonoscopia Associação, que propõe um projeto, a banda luso-germânica Ikizukuri.
O evento terá início dia 7 de novembro e terminará dia 16 do mesmo mês. As atividades paralelas, que contam com jam sessions e workshops de Jazz, dispersas por vários pontos da cidade, iniciaram-se no dia 4 de novembro e terão termo aquando do festival. Para aquisição dos bilhetes ou consulta mais detalhada do programa, as informações estão dispostas no site do Centro Cultural de Vila Flor ou no Facebook do mesmo.