Primeira parte demolidora dos minhotos ditou vitória no fim do jogo, apesar de uma grande segunda parte dos visitantes.

O Riba D’Ave HC recebeu e venceu a AD Valongo por 7-5, na sétima jornada do Campeonato Nacional da I Divisão. A vantagem dos anfitriões, fabricada nos primeiros 25 minutos, foi suficiente para aguentar a segunda parte demolidora dos forasteiros.

Na primeira parte, a equipa minhota entrou a impor um ritmo alto no encontro, o que se verificou através do número de oportunidades criadas. Contudo, foi a AD Valongo que inaugurou o marcador, aos cinco minutos, por Carlos Ramos. À passagem pelo minuto 12, a turma de Hugo Azevedo podia ter igualado num livre direto, mas Diogo Casanova não conseguiu bater Leonardo Pais. Dois minutos mais tarde, chegou o empate para a equipa da casa, por Diogo Casanova.

Como resposta ao golo do empate, os pupilos de Miguel Viterbo partiram para cima do adversário. Esta pressão resultou num pénalti na área da casa, que foi desaproveitado pelos forasteiros. Depois deste momento, a formação do Minho despertou e virou o resultado, por Diogo Casanova. No minuto seguinte, a vantagem caseira dilatou, fruto da stickada certeira de Tomás Pereira, na conversão de um penalti. No último minuto do primeiro tempo, Diogo Seixas fez o 4-1 para o Riba D’Ave HC e, de seguida, Tomás Pereira falhou um livre direto.

Na segunda parte, houve muito mais oportunidades para cada lado. Logo no minuto sete, Tomás Pereira fez, de castigo máximo, o 5-1. No minuto seguinte, a vantagem caseira subiu para 6-1, por intermédio de Daniel Pinheiro, num livre direto. A partir daqui, a equipa valonguense tomou conta da partida e reduziu rapidamente a desvantagem. O primeiro a fazê-lo foi Rafael Bessa, aos dez minutos. Na jogada seguinte, Nuno Araújo fez o 6-3 na recarga a um livre direto defendido por Pedro Freitas. Aos 12 minutos, o mesmo Nuno Araújo fez o 6-4. Dois minutos mais tarde, a desvantagem era de apenas um golo, em consequência do tiro certeiro de Guilherme Silva.

Até ao final, os minhotos reagiram e foram em busca de um novo golo. Pelo caminho falharam um livre direto, aos 21 minutos, por Daniel Pinheiro. Finalmente, o resultado final apareceu aos 24 minutos, através da stickada de Hugo Azevedo.

Apesar da vitória, o Riba D’Ave HC desceu para o sexto lugar, por troca com o FC Porto, que tem melhor diferença de golos. Na oitava jornada, haverá dérbi minhoto, com a equipa orientada por Hugo Azevedo a visitar o HC Braga.