Prova feminina contou com duas atletas bracarenses no pódio.

Este domingo decorreu a sexta meia maratona de Famalicão, organizado pelo município famalicense e pela Run Porto. José Moreira, atleta do Sporting CP, e Marisa Barros, do SC Salgueiros, foram os vencedores. Jéssica Pontes e Diana Almeida, do SC Braga, conquistaram segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Depois de em 2015 ter alcançado o segundo lugar, José Moreira conseguiu, agora, em 1:06:39, ser o primeiro da prova a cortar a meta. O atleta acredita que a ajuda do público foi fulcral, numa prova de grande dificuldade. “A prova não é fácil, o percurso é muito exigente, mas temos o público que nos ajuda, estou feliz por ter corrido bem”. Atrás dele ficou João Antunes, do CDS Salvador do Campo, e Tiago Costa, que não tem clube.

Já Marisa Barros, na sua primeira vez a correr nesta prova, passou a linha da meta ao fim de 1:16:26. Tal como José Moreira, considerou o público uma peça chave na competição: “Gostei das pessoas nas ruas, mesmo na parte em que a gente sai do centro tivemos muito apoio por isso devo voltar”. Jéssica Pontes, do SC Braga, ficou em segundo (01:20:40) e Diana Almeida fechou o pódio (01:21:22), também ela atleta dos bracarenses.

O presidente da Câmara Município de Famalicão, Paulo Cunha, também participou e terminou a prova em 1:36:00 e, mais uma vez, também ele não se esqueceu do público presente. “Queria deixar aqui uma palavra de gratidão a todos os famalicenses que ao longo do percurso estiveram a encorajar, a apoiar, a estimular, a felicitar quem corria, bem como a todos os que organizaram, como as forças de segurança e aos bombeiros, porque quanto mais confortáveis e estimulados nos sentimos, melhor é a nossa performance”.

A prova, que começou às 10 horas na Avenida Brasil e terminou junto ao parque de estacionamento do Citeve, contou com 16 nacionalidades e 2000 atletas. Para Paulo Cunha, isto “é o corolário do caráter internacional do concelho”.