Vimaranenses deram boa réplica ao líder, mas acabaram por ceder na reta final.
A sétima jornada da LPB Placard colocou frente-a-frente o oitavo classificado, Vitória SC, e o líder invicto, FC Porto. No Pavilhão Unidade Vimaranense, os vitorianos acabaram derrotados por 78-82 por uma formação portista que ainda só venceu.
Nos primeiros dez minutos, os azuis-e-brancos foram mais assertivos e, no final do primeiro período, levavam uma vantagem de 24-30, com Sasa Borovnjiak e Max Landis a assumirem um papel de destaque. A meio do primeiro período, o Vitória SC ainda conseguiu, através de Marko Loncovic e Marqueze Midgette-Coleman, anular a vantagem do líder mas, a partir do quinto minuto, o FC Porto tomou conta do resultado.
O segundo período foi mais equilibrado. Com os dragões a liderar o placard por 32-34, a meio do parcial, o poste vimaranense Corcontae Berry protagonizou, com um lançamento de dois pontos e um lançamento livre, a cambalhota no marcador. Já bem perto do intervalo, FC Porto e Vitória SC alternaram entre si na liderança no resultado, até que Brad Tinsley, com dois lançamentos livres, fixou o resultado em 41-42 para os portistas.
No terceiro período, os azuis e brancos mantiveram a superioridade de pontos. Os vitorianos ainda tentaram correr atrás do prejuízo, mas os comandados de Moncho Lopéz seguiram sempre na frente. A 40 segundos do final do terceiro período, e após quase três minutos sem lançamentos certeiros para os dois lados, Noah Starkey fez o 51-60 para o FC Porto e, já em cima do soar da buzina, aumentou o fosso entre os dois emblemas para 11 pontos.
O quarto e último período começou com um arranque corajoso da equipa da casa, com os vitorianos a ficarem perto de recuperar a desvantagem de 11 pontos que tinham deixado no período anterior. Contudo, Preston Purifoy encestou por duas vezes e voltou a alargar a vantagem do FC Porto para 61-65.
Até ao final, o triunfo parecia não estar decidido, com ambos os lados a conseguirem agarrar a vantagem e a perdê-la no momento seguinte. Nos últimos três minutos da partida, Marko Loncovic ainda colocou os vimaranenses a vencer por 73-70, mas o FC Porto conseguiu recuperar e acabou a vencer por 78-82.
O Vitória SC fica, à condição, no oitavo lugar da tabela classificativa. Na próxima jornada, os minhotos voltam a ter um teste de fogo, com a visita ao pavilhão do Sporting CP.