Após o seu retorno em 2004 e os consequentes álbuns lançados, aliados com o abandono de Kate Deal do lugar de baixista, os Pixies sofreram uma queda considerativa no seu estatuto perante os fãs. No entanto, após o lançamento de Beneath the Eyrie, a banda recupera algum do prestígio perdido e voltam a dar que falar.

O álbum conta com 12 faixas e foi-nos apresentado com uma das músicas núcleo do álbum, “On graveyard Hill”, que cativou desde o início os ouvintes. A par desta, conta-se também com a presença de canções como “catfish Kate”, “silver Bullet” e “Bird of Prey”, que possuem também bastante potencial.

imagemdosom.pt

A presença da substituta de Kate Deal, Paz Lenchantin, é vital para o poder da banda, pois revitaliza os restantes músicos do grupo, que demonstram um certo cansaço devido à seu extensa carreira musical. A banda apresenta-nos um trabalho envolto num ambiente gótico, repleto de criaturas místicas, que se deve em parte ao facto de ter sido gravado no Dreamland Recording Studios, uma antiga igreja convertida num estúdio de gravação. “Eu queria interligar-me com o mundo espiritual, com a vida e a morte e com um panorama mais místico e surreal”, afirma Black Francis, fundador e vocalista da Banda.

Apesar de Beneath the eyrie apresentar um tema completamente novo, ao contrário de Indie Candy (2014) e Head Departure (2016), mantém se fiel à sonoridade original da banda que melhor representa o Rock Alternativo. O baixo simples, mas extremamente cativante, o misto de melodia e rangeres esquisitos, os grunhidos de Black Francis que contrastam com a doce voz de Paz (que acontecia também com Kate) continuam bastante vivos neste novo álbum.

É necessário salientar também músicas como “in the arms of mrs Mark of Cain”, faixa que abre o álbum e nos recebe neste ambiente místico e acolhedor. “St. Nazarie”¸ repleta dos famosos grunhidos de Black Frank, ligeiramente mais cansados, mas igualmente impactantes e a anteriormente referida “On graveyard Hill”, um possível novo hino da banda, extremamente viciante e um forte concorrente para êxitos como “Where’s my mind?” e “Here comes your man”.

Concluindo, é um álbum realmente digno de ser ouvido, pois soa verdadeiramente a Pixies e não a uma simples imitação daquilo que foram. Após a sua queda, os Pixies têm finalmente algo que faz justiça aos seus trabalhos nos anos 80.