Estudos de mercado foi o sumário da aula aberta do mestrado em Ciências da Comunicação que teve como convidada a especialista em marketing, Teresa Mendes.
A aula aberta do mestrado em Ciências da Comunicação aconteceu na terça-feira, no Instituto de Ciências Sociais (ICS). “Estudos de mercado e de tendências: conhecer para comunicar” foi o mote da aula lecionada pela professora especialista em marketing, Teresa Mendes.
“Os consumidores têm, atualmente, acesso à informação como nunca”, começou por afirmar Teresa Mendes. Para a professora, nem a intuição nem o “achómetro” são suficientes para o sucesso de uma empresa. É necessário estudar os consumidores para concluir o que eles querem. Surge, então, a necessidade de elaborar estudos de mercado.
“É o processo de identificação, recolha e crítica de informação sobre mercados e tendências.”, salientou. O principal objetivo destes estudos é analisar mentalidades e comportamentos dos consumidores, de modo a produzir bases úteis para estratégias empresarias e políticas sociais.
A especialista em marketing destacou a importância dos estudos de mercado, uma vez que permitem às empresas detetar e avaliar as necessidades dos clientes, os seus hábitos e comportamentos, assim como “avaliar a concorrência”. De acordo com Teresa Mendes, os estudos de mercado dividem-se em duas abordagens – quantitativa e qualitativa – sendo que ambas se complementam e são fundamentais para perceber o posicionamento que a marca pretende conquistar.
Na segunda parte da aula, Teresa Mendes procurou diferenciar dois conceitos: tendência e moda. O primeiro está mais direcionado para a propensão de algo, ou seja, a força pela qual alguém está inclinado para, enquanto o segundo conceito foca-se na repetição do uso de qualquer produto, serviço ou ideia.
A professora abordou, também, o significado de coolhunting, como a arte de caçar tendências. “É conseguir olhar para o lado desarrumado e conseguir organizar para saber como e para onde vamos.” No entanto, nos dias de hoje, à velocidade que o mundo acontece, isto torna-se um desafio, referiu Teresa Mendes. Caracterizou, ainda, o coolhunter como alguém perspicaz, sensível e observador, capaz de identificar sinais e manifestações estéticas e comportamentais.
Licenciada em Economia na Universidade do Porto, cedo percebeu que o Marketing era a área que a fascinava, tendo feito a especialização na Universidade Católica Portuguesa. Enquanto estudou procurou sempre envolver-se em atividades fora do contexto académico, acabando por se interessar na agência de publicidade do irmão. “É preciso ir atrás da sorte”, referiu a professora. Paralelamente, Teresa Mendes é ainda parceira associada da HDL-Business Building e docente, a convite, de disciplinas como gestão de comunicação, publicidade e estudos de mercado.