A celebração do décimo aniversário da Tuna de Medicina da Universidade do Minho celebrou-se na Escola de Medicina com momentos de discurso e de alegria.
A Tuna de Medicina da Universidade do Minho (TMUM) celebrou a 17 de novembro o seu décimo aniversário. A celebração teve lugar na Escola de Medicina e contou com a presença de várias entidades como o Presidente da Escola de Medicina, o Presidente da Câmara Municipal de Braga, o Representante da Alumni de Medicina, entre outros.
A abertura da cerimónia foi feita com o discurso de um ex-membro da TMUM que logo passou a palavra ao Presidente da Escola de Medicina, o Doutor Nuno Sousa. “Uma vez tuno, sempre tuno”. Foi assim que iniciou o discurso e emocionou os presentes. Num tom mais divertido, afirmou que “começaram um grupo pequeno e até difícil de suportar auditivamente” (risos), mas que ao longo da década cresceram e trouxeram alegria à casa e tornaram-na mais divertida.” Terminou a dirigir-se para os membros da TMUM para nunca se esquecerem de ser tunos, nem de que a Escola de Medicina será sempre a sua “alma mater”.
Também num tom muito emotivo, o Magister da tuna, conhecido por Potter, recorda com humildade e orgulho todo o percurso ao longo dos dez anos que se passaram. “Risos, lágrimas e momentos caricatos” foi o que caracterizou este caminho por eles percorrido.
Depois de finalizar a intervenção, aplausos e assobios entoaram e abriram, também, o discurso de Mariana Silva, membro da Tuna de Medicina, que apresentou um plano de atividades da TMUM e contou depois como começou a história deste grupo cultural.
“A 17 de novembro de 2009, um grupo de estudantes de medicina juntaram-se e aí se fundou este grupo cultural”. Criaram uma tuna de raiz, apesar de todos os obstáculos e burocracias que isso implicou e, por isso, chamou-lhes de “corajosos”.
Foram momentos de “esforço, dedicação, persistência, noites mal dormidas. Contudo, no final, o que se leva é maior e melhor. Levamos connosco um sentimento de pertença”. Assim terminou Mariana Silva o primeiro momento da celebração deste aniversário.
No segundo momento, a Tuna de Medicina atuou duas músicas, com grande energia e muita alegria. Após a pequena atuação, convidaram todos os presentes para irem até ao átrio da Escola de Medicina para serem cantados os parabéns.
A TMUM realizará a 20 de novembro o VII Salsichão.